Vamos Conversar?

Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Razão X Fé - Analise em sinteze da obra "O Nome da Rosa" se ECO, Humberto



Por Christian de Souza











razão x fé

Analise apresentada ao 
Curso de Ciências Sociais,
disciplina de Sociologia 1 da
 Universidade Federal de Pelotas, 
como tarefa a ser realizada.

Professor: Marcus Vinicius Spolle

  



RAZÃO X FÉ

                O presente trabalho refere-se a analise sobre os aspectos do Modernismo versos ao Tradicional, tendo como base o filme O Nome da Rosa, que por sua vez é uma versão do Livro de mesmo nome escrito por Humberto Eco.
            A partir do trecho proposto pelo professor, será feito a analise sobre os elementos da Razão X Fé.
            A história transcorre em um Mosteiro Beneditino, o qual recebe a visita de um famoso e controverso Frade Franciscano, que chega com a missão de investigar as mortes que ocorreram no local.
            O mesmo recebido com algum misto de esperança e desconfiança, justamente por ser um Franciscano que tinham mais apreço a distribuição ou divisão do que seus anfitriões Beneditinos.
            Em primeira analise, percebemos que por se tratar de um Mosteiro, o local e de contemplação da fé, e logo percebemos que para haver e manter a dominação dos congregados, esta fé é utilizada como instrumento de dominação.
            Ao contrario disto, o Franciscano presente, buscava a analise científica das situações, buscando a razão. Isso não era a renegação da fé, mas sim a distinção do que é fé para o que são ocorrências ocasionadas pelo ser humano.
            No trecho analisado fica evidenciado, que para manter o domínio através da fé, os Beneditinos precisavam ocultar a sabedoria, o senso critico tinha que permanecer submisso ou então adormecido.
            A existência de um grande acervo secreto nas dependências ocultas do Monastério, demonstra clara e objetivamente que aqueles que detinham o conhecimento, também detinham o domínio, e que por sua vez, distribuir ou conceber a oportunidade de outros adquirirem o conhecimento, poderia colocar em duvida a Fé e por consequência o domínio ali existente.
            Todos que de alguma forma foram atrevidos em buscar este conhecimento acabaram mortos, para que estes conhecimentos adquiridos não viessem contaminar o restante da congregação.
            Para quem busca o conhecimento, a alegria em encontrar o que chamou Frade Guilherme de a maior “Biblioteca da Cristandade”, se evidencia quando mesmo encontra tal local e festeja com entusiasmo esta descoberta. Pois, esta descoberta abriria a possibilidade da quebra do tradicionalismo e a possibilidade do descobrimento de conhecimento, e de quebra a tomada do senso critico.
            Neste mesmo trecho analisado, a frase que mais chama a atenção e comprova que a fé era usada como forma de dominação, é justamente a que o Frade Guilherme responde ao Jovem Adson o questionamento sobre a preciosidade do mesmo, onde ele cita que os mesmos estão guardados por possuírem um conhecimento diferente, e que ideias podem fazer duvidar da infalibilidade da palavra de Deus e acrescentou dizendo que a duvida era inimiga da fé.
            Por tanto, a conclusão que chego, é que a utilização da fé funcionava como forma de dominação. Em nome da fé que se defende os costumes, as tradições. O conhecimento acaba contestando a fé e da mesma forma a dominação. O Modernismo, como ação critica ao Tradicional era combatido de qualquer forma para que em nome da Fé , da Tradição o domínio permanecesse ativo.
Já a busca constante por conhecimento, iria certamente romper com o tradição, de forma a criar senso critico e da mesma forma questionando a dominação privilegiada de pequenos grupos.


FONTE

ECO, Humberto, O Nome da Rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.