Vamos Conversar?

Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de março de 2011

Clima organizacional

Texto motivacional – Clima organizacional

Dois novos contratados participavam do processo de “integração” de uma empresa, e enquanto conheciam as diversas áreas de seu novo emprego, um dos novatos aproximou-se de Carlos, umfuncionário mais antigo, e lhe fez uma pergunta:
- Amigo, que tipo de pessoas trabalham nesta empresa?
- Quais tipos de pessoas trabalham na empresa de onde você vem? – replicou Carlos.
- Bom, pra ser sincero, era um grupo de pessoas egoístas, desmotivadas e folgadas. A equipe a qual eu fazia parte era terrível! Eu estou muito feliz por ter saído de lá.
E Carlos respondeu:
- Poxa, sinto lhe dizer isso, mas o mesmo tipo de pessoas você encontrará por aqui.
Carlos então olhou para o outro novato, que observava calado a conversa, e perguntou:
- E você, amigo? Que tipo de pessoas trabalham na empresa de onde você vem?
- Ah senhor, é um grupo excelente de pessoas. Pessoas amigas, honestas, trabalhadoras, sempremotivadas em busca do sucesso. Fiquei muito triste por ter que deixá-las, mas a oportunidade detrabalho aqui é bem melhor.
E Carlos então respondeu:
- Fico feliz por você, porque o mesmo tipo de pessoas você encontrará por aqui!
Ao escutar a conversa, o primeiro, inconformado, comentou:
- Como é possível o senhor dar respostas tão diferentes à mesma pergunta?
E Carlos respondeu:
- Cada um encontra na vida exatamente aquilo que traz dentro de si mesmo.

Pare de reclamar

Há pessoas que vivem se queixando de tudo e de todos; nada nunca está bom para elas; sempre acham um culpado: é culpa da empresa, do seu chefe, do governo, do clima, e assim vai sucessivamente. O interessante é que estas pessoas mudam de departamento ou de área na empresa, e no inicio vai tudo muito bem, mas com o passar dos dias, aos poucos, tudo volta a ser exatamente como era antes, levando-as a se perguntar: “Poxa, estava tudo tão bem no início. Porque as coisas ficaram tão ruins novamente?”. A resposta é simples: Porque estas pessoas mudam de ambiente, mas não mudam o seu modelo mental e o seu comportamento.
Com relação ao ambiente de trabalho, existem basicamente dois tipos de profissionais: Os que influenciam o ambiente, e os que se deixam influenciar por ele. O problema é que, assim como na liderança, esta influência pode ser negativa. Por isso, antes de reclamarmos do ambiente de trabalho ou do clima organizacional da empresa, precisamos fazer-nos algumas perguntas importantes:
- Eu influencio o ambiente de trabalho, ou deixo que ele me influencie?
- Quanto a minha influência colabora para que o ambiente de trabalho melhore?
- Reclamar de tudo ajuda? Atribuir a culpa a outros ajuda?
- O que eu posso fazer pra ajudar a melhorar o clima organizacional e o ambiente de Trabalho em equipe?
Se você deseja que as coisas melhorem em sua empresa, faça a sua parte. Parafraseando Gandhi, que disse: “Seja a mudança que você quer ver no mundo”, uma dica: “Seja a mudança que você quer ver na sua empresa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.