Vamos Conversar?

Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Julgamento do Lula

Hoje, dia 24 de janeiro do ano de 2018, data em que esta em julgamento o recurso da defesa do Ex Presidente Lula, que fora condenado em primeira instancia por corrupção, lavagem de dinheiro etc e tal.

Por tanto, não poderia deixar de escrever sobre este momento, que para mim poderá entrar para a historia do Brasil, e possivelmente será contado em livros didáticos e em publicações com caráter mais antropológico, politico e social de autores renomados ou então de outros em acessão.

Mas o que esta em jogo na data de hoje? Seria a afirmação de que estamos combatendo a corrupção? Mas o que é corrupção?

Resultado de imagem para simbolo da justiçaPrecisamos entender, que leis são regras, que existem para regular e organizar a sociedade, mas estas regras podem e são constantemente alteradas conforme o tipo de sociedade existente e pela adequação na resolução de conflitos.

Estas regras são ou deveriam ser a expressão da vontade popular, uma adaptação do que pensam a maioria, na tentativa de demonstrar sua soberania. Pois assim deveria ser, o povo exercendo sua soberania através da democracia.

A Corrupção é algo existente em todos os governos, pode ser algo que nos desagrade admitir, mas existe corrupção em governos. MONTESQUIEU, em seus escritos já falava que é da natureza do governo a existência de corrupção. Que este existe desde seu princípio.

Exercer o poder máximo de decisão, já é, de certa forma corrupção. Pois, esta em suas as mãos o poder de decidir dentro de suas necessidades a execução e elaborações de leis, o que deveria estar nas mão do povo. Quando existe um governo, que concentra a soberania em suas mão, suas decisões serão sempre de cunho a privilegiar sua vontade ou a vontade dos que lhe cercam, e isso já é corrupção. Pois se a decisão não fora tomada com o clivo aprovativo da massa popular organizada, esta deixa de ser uma decisão soberana e popular e passa a ser uma decisão celetista e concentrada. 

 “A natureza do governo é o que faz com que ele seja o que é” 
(ARON, 2003, p. 11)

A própria composição de governo já é um exemplo de corrupção, o que pode ser mais corrupto que coligar varias vertentes ideológicas em uma só candidatura? Onde mais de um partido se une para administrar, sendo eles , de ideologias diferentes, é obvio que existe uma negociação, que ultrapassa a vontade popular, e serve para acomodar as vontades das agremiações que compões tal coligação.

Como administra o Brasil sem realizar negociações? Se trocar cargos de composição em escalão administrativo por assegurar votos de apoio em projetos estratégicos para colocação de seu plano de governo em movimento não caracteriza-se por si só uma traca de favores e privilegio, o que mais poderia ser?

Então podemos perceber que toda a troca de privilegio é uma forma de corrupção, o próprio governo é naturalmente corrupto, pois isso é o que movimenta a maquina. Pois, se o governo não representar a vontade soberana de seu povo, ele deixa de ser a representação democrática e passa ele ser o soberano.

Isso de certa forma explica de alguma forma os argumentos de quem disse que a Dila sofreu um Golpe e que o Temer não representa de fato a decisão soberana e democrática do povo Brasileiro. Pois, o mesmo não manteve a linha administrativa eleita em 2014 e sim adotou a cartilha e a vontade dos que por motivos óbvios derrubaram a então Presidenta.

Com a evidencia do golpe, cresce a perspectiva de recolocar o Lula e seu projeto de volta ao poder, situação que contraria o desejo dos quem armaram e derrubaram via institucionalidade o projeto escolhido, mesmo que com contradições metodológicas, de forma democrática na eleição de 2014. 

Por tanto, é evidente que esta figura, carismática e com alto clamor popular, passa a ser o alvo de combate, é preciso impedir sua participação nas eleições de 2018, e isso só pode ser feito comprovando e condenando o mesmo como corrupto e corruptor. E este processo é fácil de fazer, uma vez que a logica administrativa e o conhecimento de seu funcionamento é de domínio de todos que já participaram desta maquina chamada governo.

Ficando fácil então o de se elaborar um processo, que em nome do combate a corrupção, colocasse o Lula e toda a sua significância nos bancos dos reus. Pois, o ato de governar na sua exercia e corrupta, e colocando no conhecimento publico, onde uma população sofrida e cansada desta sujeira toda, apoiada por uma mídia claramente comprometida, em transformar todo este processo como uma grande bandeira em busca da moralização do Brasil.

Mas o que esta sendo julgado então? Com certeza não é a corrupção no Brasil, pois este é empírico, todos os conhecem, sabem quem o exerce, e se Lula o cometeu, não esta sendo julgado para isso. Seu julgamento tem o papel de clara de impedir sua volta ao governo, pois é visível que o Lula é um grande líder, capaz de mobilizar e organizar grandes grupos. Se não for o maior estadista do Brasil, esta entre os maiores. 

Por isso digo, não acredito na inocência do Lula, mas a injustiça deste processo esta na evidencia que trata-se da eliminação de alguém que pode voltar ser o centro do poder em nosso País, desbancando o poder das elites, e das politicas voltadas as elites. Pois, se justo fosse, todos os outros detentores de cargos, de assessor de vereador a juízes máximos do judiciário que em algum momento recebeu algum privilegio deveriam na mesma proporção e com os mesmos mesmos métodos serem condenados. (Chris DS)


Seu carisma, sua liderança será um marco na historia do Brasil, o transformando em um grande estadista. Seu nome entra para a historia como poucos outros, pois independente do resultado da apelação, todo este espetáculo criado para o desgastar, acabou fortalecendo seu nome. este circo acabou por eternizar o nome de Lula. Se condenado continuara falando e trabalhando em combater as elites que o condenou, se tornando um Mártir. Mais um nome do povo que fora perseguido, condenado e preso... e se sobreviver o tempo de sua pena, volta com muita força para os braços do povo. Mas se for inocentado, será muito possivelmente eleito, e voltará ao poder, ao centro do Governo. Ou seja, Na tentativa enlouquecida de se vetar o Lula, a direita e as elites burguesas do Brasil, criaram um mito, ainda maior que o já existente.





.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.