Vamos Conversar?

Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Emancipa Laranjal - Na defesa da Emancipação do Laranjal e Z3

Já coloquei aqui em meu Blog alguns textos defendendo a Emancipação do Laranjal. Mas é sempre bom reforçar os motivos que me levam a fazer tal defesa.

Geralmente o que leva uma comunidade querer se emancipar da Cidade Sede, é o descaso que a mesma tem com a região.

Este descaso, nem sempre é simplesmente por intensão de prejudicar, pois acredito que no nosso casa ninguém em  sã consciência gostaria de prejudicar os moradores do Bairro Laranjal.

O fato que em um Município grande em território e população, a demanda se torna grande, e a execução se torna demorada. O que acaba em se priorizando o que é mais importante para aquele que avalia.

A Emancipação do Laranjal não ira resolver a todas as demandas de nossa População, pois não iremos conseguir como em um passe de magica montar Hospitais, Calçar todas as Ruas e Avenidas, Canalizar todos o Esgoto, suprir as faltas de água, Potencializar o comercio local, fomentar e fazer crescer nossa colonia de pescadores etc e tal.

Mas com certeza toda a arrecadação dos impostos, assim como toda as verbas que chegarem, serão dedicada a obras em nossa comunidade.

O Poder Politico estará mais próxima da nosso comunidade. Nossos Vereadores irão ser da nossa comunidade. Os Secretários municipais terão que executar as ações em nossa comunidade. Os recursos será para nossa comunidade.

Para aqueles que acham que será somente um cabide de emprego, afirmo será de certa forma sim.... ira gerar empregos na iniciativa publica, com concursos públicos para funcionários na área da Saúde, Educação, entre outras. Irá gerar emprego na iniciativa privada, uma vez que teremos de contratar prestadores de serviços para execuções de obras e etc. Sem contar que a perspectiva de empreendimentos virem para nossa região aumenta com a possibilidade de se negociar com uma adm local.

Sei que algumas pessoas estão saturadas da Politica, que acham que politica é coisa para corrupto etc e tal... que Vai ser mais uma forma de se roubar, enfim, para estas pessoas a Emancipação seria somente uma forma de repartir o Bolo da Corrupção.

Pois eu vos digo: É possível sim que isso aconteça. Porque a corrupção esta inserida na nossa cultura, e a índole das pessoas não vem descritas em suas testas. No entanto, é mais fácil uma fiscalização em um município menor, onde o Poder Politica esta mais perto da Comunidade, onde o vereador, o secretario, o prefeito de certa forma é vizinho de cada um de nos, do que em uma cidade com as dimensões de Pelotas por exemplo.

O Brasil, os Estados, as Cidades, são de certa forma um grande condomínio. Em complexo de apartamento com um numero pequeno de moradores, o Sindico é com certeza um vizinho Próximo. Ou mora ao teu lado, ou pode estar no apartamento da frente, do de cima ou de baixo. Em qualquer circunstância, você poderá facilmente localiza-lo. Em um complexo de muitos apartamentos, talvez vc nem saiba quem é o sindico, sabe que tens que pagar as taxas no escritório, mas não tens a minima ideia de onde é o apartamento do Sindico.

Assim acontece nas cidades.... quanto maior, pior de se ter o controle de seus governantes, de onde eles são, onde eles estão. Já em município pequenos, você terá de alguma forma mais facilidade de encontra-lo, de fiscaliza-lo, tanto a ele como seus assessores.

O Laranjal, tem para mim um potencial incrível de geração de renda, voltados ao Turismo tanto os de laser como os de Esportes. Mais da metade da produção agriculta de Pelotas esta aqui na região que pretende se Emancipar. Temos toda a questão da Pesca, que em épocas de boas safras nos rende uma receita tanto ao pescadores como aos comerciantes extremamente boa. E quando a safra é ruim, a burocracia de se procurar o prefeito de Pelotas, para que o mesmo decrete o estado de Emergência, que faz que libere recursos a estes `Trabalhadores, seria bem menor em um Município que esta focado nesta questão. E se eu estiver errado peço que os pescadores me corrijam...

Bem, poderia passar horas aqui rebatendo os argumentos dos que são contras, mas ai eu estenderia o texto demasiadamente, o que acabaria ficando massivo de mais.

Por tanto, hoje encerro por aqui. Mas com certeza outras vezes irei postar aqui a necessidade da Emancipação do Laranjal. E deixo abaixo o Link de outros textos fazendo esta defesa.

Um Abç
Christian de Souza


Leia:

Minha Fan Page

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.