Vamos Conversar?

Pesquisar este blog

domingo, 23 de julho de 2017

RESPOSTA A IDEIA DE FECHAR ALGUNS CURSOS PARA SALVAR A UFPEL

Outro dia foi divulgada a dificuldade que esta passando a UFPEL. Em parte podemos atribuir a PEC que cortou gastos em varias ares sociais, incluindo a Educação.
Algumas postagens e comentários nas redes sociais, algumas pessoas pregaram o fechamento dos cursos das Humanas. Abaixo segue a minha resposta.

RESPOSTA A IDEIA DE FECHAR 

A grande diferença existente nos alunos "doutrinados", como disseram alguns aqui, é que estudamos para buscar a compreensão da sociedade que vivemos, para não sair por ai falando de coisas que não conhecemos. Estes ditos doutrinados, irão sempre defender uma Universidade para todos, inclusive para aqueles que querem que nossos cursos sejam extintos.

Percebem a diferença?

Não vou falar por todos os alunos do CCHS (mas até poderia), mas acredito que a maioria defende uma Universidade plena, democrática, com qualidade, fomentadora de senso critico e de ampla participação. Independente de sua crença religiosa, sua etnia, opção sexual, gênero, classe.

Eu como estudante de Ciências Sociais da Ifisp - Ufpel, jamais irei defender o fechamento de qualquer que seja o curso, e defenderei inclusive a participação e os cursos destes mesmos que querem acabar com o meu. Nós estudantes das chamadas humanas (os doutrinados ideológicos), iremos buscar a união de todos (alunos, servidores, professores, comunidade) para defender a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), defender a educação e defender a tua presença nesta instituição. Seja qual for o tipo de luta, todos estarão de alguma forma buscando uma melhora continua dos processos. Pois, é o mínimo que a sociedade espera de futuros Cientistas Sociais, Cientistas Políticos, Historiadores, Antropólogos, Geólogos, Artistas, Educadores Filósofos, Sociólogos e todos os demais que foram atingidos por esta avaliação de que poderíamos ter os nossos cursos fechados.

Ao invés de vir aqui defender a segregação, já tão existente em nossa sociedade, vamos utilizar nossos tempos e capacidades para avaliar como a Universidade chegou nesta situação, o que esta proposta ou divulgação tem de realidade, e buscarmos uma saída para que se resolvam estas questões, sejam elas no âmbito administrativo, seja no âmbito Politico. Combater a crise com coragem e com a mente aberta para perceber quais são as reais intenções que estão nas entrelinhas deste fato. Vivemos em um País que precisa cada vez mais de capacitação intelectual, mas que insiste em formar somente seguidores de ordens estabelecidas.. Bem, fica aqui minha opinião, minha defesa, com a crença que a verdade nunca é absoluta e que precisamos construir as coisas, os fatos sociais usando termos que quem leu Durkheim e outros irão entender. Uma boa luta a todos!


Chris DS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.