Vamos Conversar?

Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Começando a entender!

Voltando ao assunto do Impeachment da Presidenta Dilma, que fora cassada por causa das "Pedaladas Fiscais", onde uma ação aparentemente administrativa, que, muitos Economistas do Lar executam cotidianamente para poderem equilibrar seus ganhos e suas obrigações, acabam por derrubar alguém do cargo de Presidente da republica.

Entre os discursos de legalidade e golpe que cercam este caso, entra no assunto que o Então Presidente Temer, ao ser denunciado por duas vezes, sequer teve aprovação do congresso para que permitissem as investigações.

Para entender meu raciocino, sempre em construção, é preciso saber que vivemos em um País organizado no principio do Liberalismo. Ou seja, toda a nossa organização Politica, Econômica e Social estão pautadas em bases Liberais.

Por tanto, a Dilma quando investigada e cassada de seu cargo, estes parâmetros Liberais guiavam-se nas teoria de Locke. Todo o processo que permitiu a investigação das Irregulares Pedaladas, e sua sumaria condenação por maioria do Parlamento, segue a premissa do entendimento de John Locke sobre a formação do Estado Politico e seu papel na organização da humanidade.

Para Locke o Estado é o mau necessário para assegurar ou defender a propriedade (Vida, Liberdade e Bens), e também regular os conflitos existentes no Estado de Natureza. E deste modo, todos os "Homens", formam um Pacto, concedendo ao estado este poder de juridição e regulação. Onde formulam as leis que regem o Estado Politico, e, portanto, todos estão regulados por estas leis.
A Dilma então, foi investigada e condenada por ter cometido uma irregularidade, que mesmo ela sendo a chefe maior do Estado Politico, não pode estar acima das leis compactuadas entre os homens, que podem mudar sempre que pensarem ser necessária, para defender a Liberdade em seu Estado de Natureza. Ou seja, a Dilma não esta acima das Leis e por isso deveria ter a seguida, e a sua não execução ou submissão, fora removida do cargo para que outro assumisse e mantivesse a logica do Estado como Defensor da Propriedade e Regulador de Conflitos.

Por outro lado, o seu sucessor no cargo de Presidente, teve varias denuncias de irregularidade, dois pedidos de permissão de investigação de denuncias negadas pelo congresso e as pessoas não conseguem entender como isso é possível. Pois, se comparando com a entecadora, o mesmo deveria ter sido investigado e caçado.

O problema é que o Temer esta sendo regulado ou embasado na condução do Estado Politico nas teorias do Thomas Hobes. E por tanto é justificável que o mesmo esteja acima das Leis e podendo realizar todas as reformas e transformações que julga serem corretas, mesmo que a maioria da população esteja em desacordo.

Pois, para Hobes, os "Homens" em Estado de Natureza, vivem em guerra permanente, uns contra os outros, necessitando assim, a criação do Estado. Onde estes "homens" irão entregar suas liberdades em troca da paz ou de viver em paz. Ao entregar as suas liberdades no Pacto de todos na criação do Grande Estado, sendo este o detentor da Liberdade de todos e por tanto, se tornando o único realmente livre. Por isso, o mesmo por ser o único livre e detentor do poder absoluto, pode, e, está acima das leis. Pois as Leis servem para regular as vidas dos "homens" que abriram mão de suas liberdades. Este grande "Leviatã", pode em nome do Estado e da sua defesa fazer o que bem quiser, mesmo que isso seja ilegal, para que em nome do pactuamento dos "homens" faça tudo que é necessário para manter a Ordem..
Ou seja, para manter a ordem, e realizar as manobras que o Temer e seus aliados pensam serem necessário mara a manutenção do Estado Brasileiro, eles podem e estão acima das leis, mesmo que cumpram os ritos processuais para aprovações de suas reformas que são contrarias as vontades das maiorias. ao elegermos estes para nos representar no Executivo e Legislativo, abrimos mão de nossas vontades para que os mesmo sigam as suas próprias ambições acima de qualquer lei ou vontade aleia. Pois, os mesmos estão acima desta lei e por deterem nossa Liberdade, estão eles livres para fazerem o que "bem" quiserem.

Para concluir,

Estando a Dilma submetida a Lei conforme a teoria do Locke, justifica a mesma ter sido Cassada por ter feito as Pedaladas Fiscais. Por outro lado, o Temer como o Grande Leviatã  do Hobes, o mesmo esta acima das leis podendo desta forma realizar conjuntamente com seus apoiadores o que quiserem na manutenção do Estado Politico.

Entendeu?


Este é um exercício filosófico, sobre o que esta acontecendo neste nosso Brasil de aspirações Liberais, onde as decisões são feitas sobre as interpretações não possíveis, mas sim as convenientes para aqueles que estão na direção do Estado. E trabalham as teorias conforme lhes convêm. Digo que é um execício, pois o mesmo é uma ironia do que aconteceu no Golpe que muitos ainda não enxergaram.


Christian de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.