Vamos Conversar?

Pesquisar este blog

sábado, 1 de outubro de 2016

Politicas Publicas - O que eu penso - Saúde.

Em período eleitoral é comum debatermos questões emblemáticas que atingem sistematicamente o conjunto da População, principalmente a trabalhadora etc e tal.

A questão da Saúde é tão ampla que é possível desenvolver verdadeiras teses para debater a mesma. Pois existe uma serie de fatores que implicam direta ou indiretamente na Saúde.

Muitos pensam e até agem na perspectiva de se combater a doença efetivamente como o ponto alto desta discussão. Falamos em medicação, tratamentos etc e tal. Mas existem vários outros fatores a ser atendidos no que se refere a saúde. Pois, ja dizia o ditado: "A prevenção é o melhor remédio"

Vejam a dimensão deste assunto. Quando procuramos uma vaga de emprego, acabamos atrelando a nossa negociação salarial justamente a buscar por um plano de saúde que seja capaz de atender nem que seja minimamente a nós e nossa família.

Vejam a contradição implícita nesta situação, pois cerca de 70% do valor que compõe os custos e ganhos de um trabalhador é direta ou indiretamente é justamente pagos em  impostos. E somente 30% realmente vai para mão do trabalhador que chega a se dedicar de 10 á 12 horas em função de seu emprego.

Por tanto o mais natural é que tivéssemos dos governos os retornos sociais que necessitamos como educação, segurança e a saúde, que deveriam ser provenientes destes valores que são retidos juntos aos impostos trabalhistas e dos produtos e serviços que utilizamos.

Ou seja, ao negociar nosso salario com o Patrão, o que menos deveria nos influenciar é justamente estes benefícios, podendo desta forma receber o real valor que merecemos pelo emprego de nossa mão de obra. Pois o estado deveriam bancar estes benefícios.

O fato é que vem ano passa ano, eleições atrás de eleições, o que percebemos é sempre o mesmo discursos e projetos dos candidatos a gestores municipais, estaduais e federal....  Só pensam saúde como se fosse somente tijolos e tintas que constituem o prédio. Como se isso fosse resolver os problemas de falta de saúde de nossa população.

Saúde é bem mais do que isso... pensar saúde deveria ser pensar em prevenção, onde entram entre outras coisas campanhas, que visassem esclarecer a população a pratica esportivas, a boa alimentação etc e tal.

Se fala em postos de saúde, mas não falam na valorização dos trabalhadores desta área.... falam em ter médicos nos postos, mas não falam em operacionalizar a questão da Saúde... Hoje um Medico formado não quer atender em Postos de Saúde.... não é incomum que o mesmo vá até o posto de saúde atenda 3,4 ou 5 pessoas e vá embora para atender em suas clinicas particulares ou nos Hospitais etc e tal.

Eu acho que precisamos avançar para alem dos postos de saúde.... Ou seja, alem de começar a debater efetivamente as questões referente a arrecadação e retorno social, precisamos criar Centros de Referencias em Saúde. Os mesmos dentro dos bairro onde deveriam ter médicos, socorristas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, ambulâncias. Onde a população não precisem tirar ficha para ser atendido..... o mesmo teria que fazer um primeiro atendimento com um clinico geral e que iria encaminhar o agendamento ali mesmo para um especialista da área quando necessário.

Bem, irei me aprofundar mais em outras postagens sobre o assunto.... Irei também apresentar como eu idealizaria este Centro de Referencias em Saúde.

Se gostou do tema... se concorda ou não... de sua opinião....

Chris DS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.