Vamos Conversar?

Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Condenação do Lula!

Não adianta, o assunto do momento é esse, e não tem como fujir deste debate, pois, o mesmo é central para analises futuras da conjuntura e das perspectivas, sejam elas, eleitorais, sociais e econômicas.

Lula foi condenado, ainda cabe recurso, uma parcela significativa da população Brasileira acredita em sua inocência, outra, acredita na sua culpa. Mas, todos sabem que o Lula é o grande nome da Politica do Brasil.

Sua condenação, seu julgamento, não é a prova que o brasil esta combatendo a corrupção. Pois, os mesmos que o acusam, estão envolvidos em casos similares e até piores. Quando o  congresso não permite a investigação do Senador e sempre candidato Aécio Neves, quando o congresso não permite a investigação de Michel Temer, o mesmo da prova cabal de que a queda da Dilma foi um golpe, e que a caça as bruxas feitas ao Lula, nada mais é a clara necessidade de retirar o mesmo da disputa que ocorrerá este ano, e que o mesmo tinha ou tem grande chances de vencer. Demonstram que nunca foi por causa da corrupção e sim uma disputa de poder.

Lula é culpado? Pode ser que sim, ele foi condenado na presunção de crime, que abre um precedente enorme para  campo jurídico em interpelar processos aos populares, a pessoas comum. Sim, pois, basta alguém acusar qualquer vizinho de qualquer crime, que se, a acusação conseguir indícios que sim, poderá da mesma forma, havendo jurisprudência sobre o assunto, condenar alguém sem a devida prova, somente pela presunção da existência do crime. Invertesse a logica de que o cidadão é inocente até que se prove ao contrario, em havendo indícios é culpado e que o prove sua inocência.

Isso não quer dizer que Lula é inocente. Mas seu julgamento nunca foi um ato de punir o culpado de algo concreto e que toda a população sabe existir em todos os campos de organização, seja, públicos ou privados. Lula foi condenado ideologicamente. O que estava em jogo era derrotar um projeto e sua principal estrela. 

Mas, não pensem que só os conservadores comemoram a condenação do Lula. Sua condenação coloca o PT em xeque na disputa da hegemonia da esquerda Brasileira, e abre a possibilidade de outros reivindicarem este posto, para a disputa contra os conservadores e contra a direita liberal. 

Setores de centro também confortam-se na condenação do Lula, pois, deste forma podem até lançar suas próprias candidaturas, não precisando ficar a reboque dos conservadores e nos projetos mais a esquerda.

O fato é que a presença do Lula no pleito eleitoral de 2018, concentrava as eleições em os que apoiariam o Lula, e os que seriam contra o Lula. E desta forma, todos que quisessem participar da disputa sem atrelar a estas duas vertentes corriam sérios riscos de nem aparecerem na foto. Mesmo achando-se ou se auto declarando a terceira via.

Claro que em uma disputa mais ideológica, Partidos como Psol, Pstu, no lado esquerdo da disputa. O Psdb e seus aliados do lado Liberal da disputa e o PDT e PMDB ao centro iriam mesmo assim lançarem suas campanhas. Pois, partidos como Psol e Pstu, não ficariam de forma alguma refém desta disputa, pois, suas convicções e ideologias estão acima de arranjos políticos eleitoreiros

Mas a polarização se daria entre o Lula e o candidato dos conservadores, pois esta é a tônica da atual disputa no Brasil. Não é a disputa de poder econômico somente que esta em jogo, mas uma disputa de uma nova Moral.... O Brasil, como diriam o seguidores da linha de pensamento de EMILE DURKEIM, vive uma grande ANOMIA, onde os conflitos de valores estão em alta. E justamente este o foco da disputa eleitoral no Brasil.

Com o Lula fora, os conservadores ganham espaço, ou folego, para a disputa de poder. Pois, o Lula centralizava a melhor possibilidade de derrotar os conservadores e seus retrocessos. Mas, outros também ganham a possibilidade de protagonismo da disputa. Liberais, Socialistas, Populistas, Sociais Democratas terão mais chances de aparecerem nesta disputa contra os conservadores.

Então, para concluir, não acredito na inocência do Lula, mas enganam-se aqueles que pensaram ter derrotado a corrupção, que o Brasil esta achando o caminho para limpar a casa, que a condenação do Lula é prova de que o Brasil tem jeito. Pois, só quem foi derrotado neste processo, foi justamente aqueles que acreditam em um Brasil melhor e para todos, independente se estavam de vermelho ou de verde e amarelo nas ruas. Outro derrotado é o Judiciário, que abriu um precedente ao condenar na presunção, e tornando-se vitima desta disputa, mostrando que esta ao lado do golpe. E perde por fim. milhões de trabalhadores que irão continuar vivendo ou das ideias de conservadores e concentradores de riquezas e poder, ou do mercado especulativo internacional.

Christian de Souza



Leia também:


Entre outros assuntos do Blog. Comentem, discordem, compartilhem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.