Vamos Conversar?

Pesquisar este blog

sábado, 19 de maio de 2018

Copa do Mundo. Vamos Refletir?


Vem chegando mais uma edição da Copa do Mundo de Seleções e, com isso começamos a perceber que nas Redes Sociais cresce o movimento contra a Seleção que irá representar o Brasil nesta copa. 

Não é difícil entender a indignação das pessoas sobre a ênfase que se dá a tal jornada esportiva, todo o dinheiro que é gasto, lembramos de obras aqui no Brasil para a copa que ocorreu há 4 anos atrás e, que até hoje não terminaram. Aliás, sabe se lá quando irão terminar e se irão terminar.

Mas, procede culpar a nossa Seleção sobre estes problemas? A Seleção, mesmo que os jogadores pertençam a uma seleta condição de vida, que os colocam na posição de Elite, não só esportiva, mas também financeira, é a culpada por todas as mazelas do Brasil?

Obvio que, para os comodantes políticos, de qualquer lugar, utilizam estes tipos de eventos para atrair os olhos da mídia e, com isso respiram um pouco mais aliviados nos desastres de seus governos etc e tal.

Mas, para isso, precisamos realmente torcer contra a nossa Seleção? Eu acho que não e, te convido a refletirmos sobre o assunto.

A Primeira copa do Mundo de Futebol, que inclusive aconteceu no Brasil, foi em 1930. Ou seja, há 88 anos. Por tanto, não me parece que estes últimos 88 anos, sejam, de forma efetiva, as causas das mazelas do Brasil.

Um País, que tem 518 anos de história, de exploração, de escravidão, que expulsou seus habitantes de suas terras, que libertou seus escravos há 130 anos, sem o menor projeto de inclusão, etc e tal, colocar no colo da Seleção Brasileira de Futebol, todos os problemas do Brasil, me parece algo que foge da racionalidade.

Fazer pesquisas, que comparam o que é mais importante, se é o Futebol ou a Educação, é de um despropósito incrível. Pois, sem dúvidas, Educação, Saúde, Saneamento, Segurança, sempre serão mais importantes do ponto de vista Estatal, que o Futebol.

O Futebol é uma pratica esportiva, que visa o condicionamento físico, uma forma de laser entre outras. Não é algo comparável a Educação e Cultura. Mas, está dentro da educação e da cultura. Promove saúde, gera emprego e renda para muitas pessoas que trabalham nos clubes ou nos eventos decorrentes desta pratica.

Não podemos esquecer o exemplo vindo da África, com o Mestre Mandela, que através do esporte, demonstrou como era possível combater o Apartheid, colocando negros e brancos em uma mesma equipe. Consolidando, ou tentando estimular a paz que a África do Sul tanto necessitava.

Estes rapazes que hoje estão ganhando Milhões em seus clubes e, que foram escolhidos para estarem na Seleção, a grande maioria, tem origem nos guetos e periferias do Brasil. São símbolos de esperanças para centenas de outras crianças. Que hoje, tem suas esperanças castradas por debates que tentam ridicularizar nossa Seleção e a existência de uma Copa do Mundo de Futebol.

Este mesmo Futebol, através de diversos programas sociais, afastam muitas crianças das ruas, das mãos do tráfico, da fome. E é a Seleção Brasileira de Futebol, que incentiva estas crianças a participarem destes projetos sociais. Muitas crianças vão até as escolas, ou para comer, ou para poder participar de práticas esportivas.

Por tanto, quando vamos para as redes social, criticar a seleção, não por seu mau futebol, que as vezes nos indignam, como nos 7 a 1 contra a Alemanha. Mas, por sua existência, não percebemos que o futebol pode ser sim o diferencial entre a insegurança que vivemos, com a esperança de milhares de crianças.

Aliais, a ideia que o Futebol é alienante, é tão ruim, que as pessoas que criticam a Copa do Mundo, o Futebol, ou qualquer outro esporte e organização esportiva, não percebe, que estão, de certa forma, praticando o que mais as nossas elites querem. Defendendo a desesperanças de jovens e crianças de lutarem e buscarem uma nova alternativa que não seja o mundo crime. Pois, se os mesmos querem ter o sentimento de pertencimento, e existe todo um debate que o Futebol é ruim, é elitista, é isso ou aquilo, estes jovens e crianças poderão mais facilmente serem recrutados por quem?

Pois, não pensem que estas crianças, ao assistir as críticas que são feitas, das formas que estão sendo feitas, irão achar que trabalhar em empregos, quase escassos, com estes salários que são praticados, irão deixar de escolher a vida que o Traficante promete, para seguir a vida que tem seus pais. 

Não podemos esquecer que vivemos em País em que o Traficante é muito mais sedutor que o Professor.

Então, seja você de Esquerda ou Direita, foque seus protestos na forma que é feita Política no Brasil, critiquem a falta de estrutura nas escolas, nos hospitais, nos postos de saúde. Mudem, os ganhos de auxílios moradias de juízes, deputados, senadores. Promovam a inclusão social como a principal bandeira de luta e, parem de realizarem demagogia com o esporte.

Vamos investigar e punir os corruptos que se alimentam do futebol, mas não ataquem aquilo que pode ser o ponto alto da esperança de crianças, que nas periferias, participam de projetos sociais, na perspectiva de um dia terem um futuro melhor.

Vamos Torcer Para o Brasil. Não só no Futebol, mas na vida cotidiana dos milhares de Trabalhadores que constroem este País com o suor de seus rostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.