Vamos Conversar?

Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Agora a Libia!!

 Infelizmente a Libia terá mais dificuldade de liberta-se da opreção ditatorial, mas espero que o povo da Libia não se entregue!!



O líder líbio Muammar Khadafi garantiu ontem que não vai sucumbir aos protestos dos milhares de manifestantes que clamam pelo fim do regime nem render-se às pressões internacionais para abandonar o poder. Sem um cargo ou título oficial do qual se demitir, o "guia da revolução" e do Estado das massas, prometeu resistir "até à última gota de sangue" e, no fim, morrer como um mártir.

Após mais uma noite de terror na capital, Trípoli, Khadafi apresentou-se para uma declaração ao país, emitida (não se sabe se em directo) a partir do quartel Bab al-Azizia, bombardeado pelos Estados Unidos em 1986.

Na sua surpreendente e incoerente exibição televisiva, demonstrou como é, neste momento, um homem de- sesperado e ultrapassado pelos acontecimentos. Manifestamente, o seu regime de 42 anos está em desintegração, com o aparelho de Estado des- membrado, o Exército em debandada e vastas áreas do país nas mãos dos revoltosos.

Indiferente à realidade, Khadafi deixou claro o seu desprezo pelos ma- nifestantes, exclamando "que se da- nem" aqueles cujo objectivo é deses- tabilizar o país. São, nas suas palavras, "cobardes", "traidores", "drogados", "que querem imitar os manifestantes da Tunísia e do Egipto e transformar a Líbia num estado islâmico".

Intransigente e desafiador, o coronel chamou os seus apoiantes para a rua e ameaçou os revoltosos com a pena de morte. "Quem usar a força contra a autoridade do Estado será condenado à morte. Quem amar Muammar Khadafi deverá defender as ruas da Líbia", declarou.

A reacção do regime aos protestos populares que há mais de uma semana se espalham pela Líbia tem sido de grande violência: Khadafi não hesitou em mobilizar caças para bombardear os manifestantes, que foram também sujeitos a rajadas de helicópteros. Tanques de guerra bloquearam a circulação, impedindo o transporte de feridos para os hospitais.

Grupos de mercenários descritos como "africanos que falam francês" juntaram-se às milícias pró-regime - os "comités revolucionários", um dos pilares do poder de Khadafi - para espalhar o terror pelas ruas de Trípoli. Testemunhas dão conta de tiros indiscriminados, espancamentos e intimidação generalizada.

"Assisti a um massacre anteontem à noite e outro no dia anterior, bem no centro de Trípoli", disse uma mulher de 40 anos, citada sob anonimato pela AFP, depois de passar a fronteira pa- ra a Tunísia. "No meio da manifesta-?ção apareceram os apoiantes de Khadafi, a atirar em todas as direcções. Eram só tiros e gritos. Uns disparavam na rua, outros de cima dos edifícios. E havia outros com espadas", contou.

Dos bairros de Fachloum e Tajoura saíram relatos de tiroteios constantes. Youssef Benhassan, um operário de 28 anos, disse que os membros dos comités revolucionários, envergando lenços verdes na cabeça, chegaram ao subúrbio de Janzour e começaram a atirar sobre "toda a gente que estava na rua". "É um filme de terror", resumiu à AFP.

Khadafi assegurou que ninguém estava a actuar sob as suas instruções. "Ainda não dei ordens para o uso de balas", declarou, insinuando porém que a sua paciência com os protestos estava esgotada e que "ainda esta noite ou amanhã" mandaria avançar uma operação para "limpar a Líbia" de revoltosos. "Desta vez não seremos indulgentes e misericordiosos", avisou.

Os relatos de Trípoli são de uma ci- dade-fantasma, com as pessoas presas em casa, as escolas e o comércio fechado. Nas ruas há automóveis incendiados, vidros partidos, lixo e cadáveres no chão. A contabilidade das vítimas é impossível: a Coligação Internacional contra Criminosos de Guerra reportou ontem 519 mortos, 3980 feridos e pelo menos 1500 desaparecidos desde o início dos protestos, na semana passada. Números oficiais apontam 300 mortos, entre os quais 58 soldados.

A desintegração do Governo prosseguiu ontem, com o ministro do Interior, Abdel Fattah al Abidi, a resignar em "apoio à revolução de 17 de Fevereiro". O dirigente, responsável pela segurança, instou o Exército e a população a apoiarem as "legítimas aspirações" dos manifestantes.

No exterior, os representantes do regime continuaram a desmobilizar. O embaixador da Líbia nos Estados Unidos, Ali Aujali, demitiu-se explicando que, "em consciência, não podia mais servir o regime ditatorial" de Khadafi. Em Nova Iorque, o número dois da missão líbia junto da ONU, Ibrahim al-Dabashi, caracterizou a violência na Líbia como um "genocídio". Também Nouri al-Mismari, chefe de protocolo de Khadafi, denunciou o líder e estimou a sua queda iminente.

No Exército abundam as deserções. "Toda a Região Leste está fora do controlo de Khadafi. A população e o Exército andam de mão em mão", informou à Reuters o major Hany Saad Marjaa, um dos amotinados. Além de Bengasi, o berço da revolta, os manifestantes tomaram a cidade de Tobruk. De acordo com a Reuters, a população estava a organizar-se para dirigir o trânsito, limpar as ruas e defender a cidade contra mercenários. "Quando os soldados se recusaram a disparar sobre os seus concidadãos, os mercenários começaram a queimá-los vivos", contou Mouftah Al Areydi, pelo telefone.

 




Os soldados não respondem às hierarquias, mas também não dão sinais de obediência ao influente teólogo do Qatar, sheik Youssef Al-Qardaoui, que ordenou uma fatwa contra Khadafi, sublinhando que o Exército líbio tem obrigação de assassinar o ditador.

A fronteira com o Egipto tornou-se território de ninguém. Foi por lá que passou o jornalista da CNN Ben Wedeman, o primeiro repórter inter- nacional a entrar na Líbia. "Não havia soldados, não havia controlo de passaporte, não havia alfândega", descreveu.

A oeste, na fronteira com a Tunísia, o movimento é frenético, com milhares de pessoas a tentarem abandonar o país. Muitos foram vítimas de assalto no caminho, ora de gangs armados, ora de milícias pró-Khadafi - uma cena que se repetia na estrada de acesso ao aeroporto de Trípoli, onde milhares esperavam ontem uma oportunidade para fugir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.