Vamos Conversar?

Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

ENEM - Polêmica sobre o adiamento.

Algo que me chamou atenção esta semana é a polêmica na realização das provas do ENEM, que estão marcadas para este final de semana (5-6/11/2016). Pois alguns locais previamente agendados para a realização das Provas, estão ocupadas por Estudantes que lutam contra a PEC 241 e também contra a MP que pretende criar a Escola Sem Partido, entre outras bandeiras.

Nem vou entrar no mérito da autenticidade da Luta dos Milhares de Estudantes em todo o País, pois a mesma é legitima e foge do Pragmatismo que normalmente as lutas vem realizando. As Ocupações são a defesa incontestável da Educação de Qualidade, Publica e Democrática. A aprovação da PEC ira desmantelar ainda mais a Educação em nosso País, que nos últimos anos avançou consideravelmente, mas que tem muito ainda por avançar.

Mas onde entra esta Polêmica neste assunto?

Para mim esta questão de adiar parcialmente a execução das provas. Esta ação nada mais é que uma manobra para desgastar o legitimo movimento de ocupação das escolas. A ideia é colocar Estudantes contra Estudantes justamente por causa da importância que o ENEM tem nas vidas dos Secundaristas.... A remarcação da datas para o inicio de dezembro, faz que as datas colidam com vários vestibulares já agendados nestas mesmas datas, prejudicando ainda mais esta parcela de estudantes. Sem contar que este ato poderá acabar por anular todo este processo, pois basta uma avaliação de desigualdade nas aplicações e avaliações das provas por parte do judiciário, para que tudo seja considerado arbitrário e acabe cancelando os resultados, por tanto, prejudicando ainda mais a vida deste jovens.

Desta forma os setores conservadores e apoiadores do atual governo federal, pretendem desestabilizar e enfraquecer movimento que acabou tomando uma dimensão tão grande que os métodos convencionais de persuasão não se tornariam eficazes. Por este motivo, optaram por contaminar por dentro este movimento, que repito ser legitimo em defesa da Educação.

Durante o período Eleitoral, estas mesmas escolas estavam ocupadas, e muitas delas serviriam de locais de votação. Mas ao contraio do que esta se desenhando agora, a solução foi simples, transferiram os locais de votações para outros lugares.

Ou seja, isso evidencia na minha opinião a tentativa de enfraquecer este Movimento, que vem sendo a principal fonte de  Resistência as Políticas de Retrocessos que estão sendo aplicados desde o Impeachment da Dilma.

Os Estudantes não devem entrar neste jogo, e precisam desmascarar esta afronta ao seu direito de lutar por uma melhor Educação. E os demais defensores dos movimentos populares e democráticos devem dar todo apoio a esta luta.

Pois lugar de Estudante é na Escola...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.