Vamos Conversar?

Pesquisar este blog

sábado, 31 de março de 2018

Eleições 2018 - Candidatos a Presidente do Brasil. Quem será o Candidato do PT?

Como havia escrito em uma outro postagem, irei, aqui neste espaço, colocar algumas opiniões e, especulações sobre as Eleições 2018.

Vamos começar pelo não candidato, Luis Inácio Lula da Silva.

Digo o não candidato, pois, a legislação Eleitoral é clara quando a quem pode ser ou não candidato, e neste caso o Lula. por ter sido condenado em segunda instancia, não será, na lei da ficha limpa, ser candidato a Presidência da Republica.

Mesmo estando nas lideranças das pesquisa, e, sendo o único com reais chances de vencer no primeiro turno, Lula está em franca campanha, para deste modo se manter nas mídias, e desta forma, manter seu eleitorado olhando para ele e não para possíveis adversários.

Acho, do ponto de vista, do jogo de estrategias politicas, acertada esta posição do PT e do Lula. Deste modo, mantem a oposição concentrada em derrubar seu nome, que evidentemente é o nome mais forte para vencer a direita e os conservadores.

Como vejo esta estrategia?

Mesmo sabendo que o Lula não conseguirá ser candidato, o PT mantem uma caravana por todas as regiões do Brasil, mobilizando sua militância, na defesa do Lula, e contra o evidente golpe dado em 2016. Deste modo, se mantem nas mídias, retiram os olhos dos adversários de outros nomes, que permanecem batendo no Lula. Mas, o Lula é que nem pão sovado de casa, quanto mais bate, mais cresce.

Acredito que o PT irá inclusive inscrever o Lula e ira iniciar a campanha, enquanto o TSE, realiza os tramites legais para o impedimento do mesmo. Com isso, o Lula e o PT ganham mais um minutos de gloria antes de lançar o verdadeiro nome a disputa das eleições 2018.

Se Lula não pode, quem será o candidato do PT?

Alguns apostam no Ex Prefeito de SP Fernando Haddad, outro nome é da senadora e atual Presidenta do Partido Gleisi Hoffmann, que também é ré na operação Lava jato. Um nome de quem eu particularmente gosto muito é do Ex Governador Olívio Dutra, mas este não esta sendo cogitado ao cargo. Um nome que chegou a ser especulado é o do lider do Movimento dos sem tetos Guilherme Boulos, mas este preferiu sair pelo PSOL.

Então, eu aposto no nome do Ex governador da Bahia, Jacques Wagner, que embora esteja envolvido em denuncias de caixa 2, seria o nome que poderia carregar consigo os votos do Lula.

Para entender esta minha tese, é preciso entender sobre o perfil dos eleitores do Lula. Pois os eleitores do Lula, não são obrigatoriamente votos do PT. O Lula é um líder carismático, que fez um bom mandato na presidência da republica, com bons programas justamente para as classes mais humilde do brasil. E muitos destas classes Humildes do Brasil estão localizados na metade Norte do País. Parte deste eleitorado, são de identificados com o PT. Mas a maior parte são de eleitores que acreditam no Lula, que o percebem como um grande líder, e capaz de retomar as ações que ajudaram milhares em todo o Brasil e principalmente na metade norte do Brasil.

Neste sentido, se confirmado o obvio, que é a impugnação do nome do Lula como candidato, precisaria o PT fazer as contas da migração dos votos do mesmo para os demais candidatos. Por isso, um candidato do norte do Brasil, com o apoio do Lula, defendendo as politicas que premiaram de popularidade o Lula em seus mandatos, teriam mais chances de atrais os votos não ideológicos do Lula.

Deste modo, o nome seria o do Ex Governador Jacques Wagner, poderia de alguma forma representar a metade norte do Brasil, deixando a metade sul dividindo seus votos. Inclusive os votos que o próprio PT tem aqui no sul. Lembrando que o Candidato conservador, detêm seguidores em todas as regiões e grandes chances de vencer o Pleito se o Lula não for candidato (o que é obvio, não será).

Vamos esperar para ver o que acontece, pois politica é um grande jogo de xadrez.

Não deixe de participar dos debates, dê sua opinião, e acompanhe as próximas postagens sobre este assunto na tag Eleições 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.