Vamos Conversar?

Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Laranjal - Um Pouco de sua História

A Sesmaria

    A sesmaria de Pelotas, onde estava situada a Estância Nossa Senhora dos Prazeres, em 1758, foi doada ao Coronel Thomas Luiz Osório, por ter se destacado nas guerras guaraníticas. Sob a acusação de ter entregado, sem reagir, a fortaleza de Santa Teresa, sob seu comando, aos espanhóis, Thomas Luiz Osório foi preso, e mandado para Portugal, onde recebeu a condenação à forca. Em 1779, sua esposa Francisca Joaquina de Almeida Castelo Branco vendeu as terras a Manoel Bento da Rocha pelo valor de um conto e duzentos mil réis (Gutierrez, 2001).

Em especial, a sesmaria de Pelotas resultou em cinco fazendas e sete charqueadas.

 Essas se chamaram: Patrimônio ou Sá; Graça; Palma; Galateia e Laranjal. Um dos saladeiros se situava no Laranjal, num lugar chamado Picada Real. Os restantes encontravam-se às margens do arroio Pelotas, nos seguintes lugares: na Estância da Graça; no Moreira; na Costa; no Fontoura; no Castro e na Palma. (Leon Zênia, 1992).
  



    Ocorreram processos de vendas, negócios, transações e loteamentos. Os herdeiros das terras citadas até hoje se mantêm como grandes proprietários destas áreas, onde ainda conservam estâncias, possuem produção de arroz e loteamentos urbanos, nas margens do Arroio Pelotas e nas Praias do Laranjal, na orla da laguna dos Patos.

Laranjal
    O Laranjal tem origem composta por partes de duas fazendas: Costa e Fontoura. O proprietário destas terras, Quincas Patrão, chamava-se Joaquim José D’ Assumpção e era natural de Lisboa; após o seu falecimento, a propriedade foi sendo repassada aos seus herdeiros. A fazenda Fontoura, passou a pertencer aos irmãos José Maria e Manuel Bento, aonde vieram a falecer em 1902 e 1896. Moravam os irmãos Fontoura na fazenda “Solar do Laranjal”, casa secular que ainda hoje existe e está em poder da filha de Antônio Augusto de Assumpção Junior, fundador da Vila residencial Balneário Santo Antônio. A fazenda da Costa está ligada à raiz do Laranjal devido ao casamento e conseqüente união de bens do casal Joaquim Augusto de Assumpção e Maria Francisca Mendonça de Assumpção. 
RS Fonte: Acervo Ivone Assumpção.
   A Praia do Laranjal era usada como propriedade particular. A travessia era feita por uma balsa da família Assumpção, única forma de acesso a praia do Laranjal até então.
  O termo Laranjal foi motivado principalmente devido o terreno arenoso propício à produção e cultivos de cítricos como laranja, bergamota e limão. Como à grande maioria das espécies de frutas cultivadas nessa região possuía a cor de laranja na sua casca, a localidade foi coloquialmente sendo chamada de praia do Laranjal. (Etcheverry, 1979).

Balneário Santo Antônio
    No dia 31 de Janeiro de 1952, foi inaugurado oficialmente a Vila Residencial Balneário Santo Antônio. O traçado das ruas respeitou algumas figueiras adultas, sendo feito o contorno em volta delas. Até hoje se conservam preservadas, mas o resultado da urbanização, representado pelos loteamentos descritos anteriormente, embora constituam local aprazível para os moradores e em oportunidade de lazer para a população flutuante, apresenta gravíssimos problemas ambientais, sendo que os aspectos naturais não foram considerados na escolha dos sítios a lotear, tampouco no tecido urbano ou nas reservas de áreas públicas (Polidori, 1992).
  Na avenida da orla da laguna, foram plantadas mudas de figueiras, intercaladas por jerivás (espécie de coqueiro típico da região).

Balneário Valverde
    Fundado por Arthur Augusto Assumpção, nascido na cidade de Pelotas no dia 11 de Abril de 1887, filho do médico Antônio Augusto Assumpção e de Leocádia Gomes da Silva Tavares de Assumpção. Da Estância do Laranjal, como herança, lhe coube um quinhão de terras, as quais ele batizou com o nome de “Villa Juditte”. Possivelmente, o nome dado ao estabelecimento homenageava sua esposa Judith de Assumpção de Assumpção. No ano de 1958, deu início ao loteamento do Balneário Valverde.
  Primeiramente, a obra tinha como responsáveis técnicos Mayer Menda e o engenheiro José Mabil de Ripoll. Depois, esses foram substituídos pelo arquiteto Geraldo Delanoy e pelo engenheiro Cícero Haical (planta da fazenda do Laranjal pertencente Dr. Antônio A. Assumpção, datada em 1939). 
  Em relação à segunda etapa, o Balneário Novo Valverde, de acordo com a busca realizada na Secretaria Municipal de Urbanismo, apresenta-se irregular. Seu memorial descritivo foi datado em 10 de março de 1960. (Memorial Descritivo, 1960).

Balneário Nossa Senhora dos Prazeres (Barro Duro)
    O Balneário Nossa Senhora dos Prazeres tem suas origens na Estância Nossa Senhora dos Prazeres a qual na época do empreendimento de propriedade do casal Luiz de Assumpção, neto do Barão de Jarau, e sua esposa Amélia Augusta de Assumpção de Assumpção. No entanto, entre as referidas estâncias, essa possui mais terras do que as demais porque é constituída de duas heranças, sendo que da parte de Amélia engloba o que pertenceu aos Fontoura (Etcheverry, 1979). Abrange o espaço compreendido entre a laguna dos Patos e o Arroio Pelotas.
  O Loteamento foi idealizado por Luiz de Assumpção, seguindo os mesmos passos dos cunhados Antônio Augusto de Assumpção e Arthur Augusto Assumpção, os quais lotearam, respectivamente, o Balneário Santo Antônio e Balneário Valverde. Conforme certidão no Registro de Imóveis o loteamento inicia em 1953. Por motivos de saúde, quem deu seguimento para a conclusão do empreendimento foi o genro, José Ottoni Ferreira Xavier, casado com Maria de Lurdes Assumpção. Conforme cadastro na Prefeitura Municipal, o responsável pelo projeto do Balneário Nossa Senhora dos Prazeres era Benjamim Cordeiro Dias.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.