Vamos Conversar?

Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Lei sobre Emancipação pode sair ainda este ano...

Senado pode decidir este ano sobre criação de municípios
-A
+A
Agência Senado
O senador Raimundo Lira (PMDB-PB), acredita que o Senado decidirá este ano sobre a proposta de criação de novos municípios brasileiros. Particularmente, Lira é a favor da proposta, mas observa que esses novos municípios precisarão de condições mínimas para garantir boa qualidade de vida a população.

Ele citou como exemplo, o Estado da Paraíba que tem 223 municípios, sendo que a grande maioria, depende exclusivamente dos recursos do Fundo Nacional do Município (FPM), ou dos convênios com o governo federal.

“É importante a criação desses novos municípios. Agora eles não podem surgir do nada. O Congresso tem que dá a garantia de que esses municípios terão as condições mínimas para funcionar. Não seria interessante criarmos novos municípios em meio a crise financeira, o que levaria os seus gestores a buscar os recursos com pires na mão em Brasília” observou o senador paraibano.

Nesse sentido, ele lembrou que os projetos que tratam do assunto, e que devem tramitar na Comissão de Constituição Justiça e Cidadania (CCJ), devem trazer critérios de viabilidade, exigências de população mínima e regras para a apresentação da proposta de fusão ou desmembramento às assembleias estaduais.

Favorável à proposta, Lira avalia que, além de moderar os incentivos à criação de municípios e garantir independência às áreas que se desenvolvem rapidamente, as novas regras também devem fixar condições mais propícias à fusão e incorporação.

No seu entendimento, somente assim, será possível resolver o problema das unidades de baixa viabilidade econômica, que poderiam se consolidar em unidades maiores, com mais economia de escala na provisão de serviços públicos.

De acordo com a proposta em tramitação no Congresso Nacional, o início do processo para a criação dos novos municípios deve se dar por requerimento apresentado à assembleia legislativa do estado, apoiado por 20% de eleitores da área que pretende se emancipar ou desmembrar ou 3% dos eleitores de cada um dos municípios que se pretende fundir ou incorporar, de acordo com a lista de eleitores cadastrados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para ser criado, o município deve ter, depois de fundido ou dividido, população igual ou superior a 6 mil pessoas nas Regiões Norte e Centro-Oeste; 12 mil na Nordeste; e 20 mil nas Regiões Sul e Sudeste.

Na Paraíba, dois novos municípios se enquadram nestas exigências e poderão ser criados com a aprovação da proposta segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). São eles, os distritos de São José da Mata que tem 13.068 habitantes, segundo dados do e que pertence ao município de Campina Grande, e o distrito de Nossa Senhora do Livramento com 11.232 habitantes, no município de Santa Rita.
Fonte: Da Redação com Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.