Vamos Conversar?

Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de abril de 2017

A Dominação!

Segundo Max Weber em "Economia e Sociedade", relata que existem três tipos de dominação. Embora o texto tenha sido escrito em 1922 podemos notar que de certa forma a logica de dominação continua as mesmas.

Hoje, dia 21 de Abril, data que todos lembram a morte do conhecido Tiradentes e alguns até lembrem da morte de Tancredo Neves, acredito que ninguém saiba (pelo menos quem não estuda estas questões), saiba que em 1864 anos nascia Max Weber, Sociólogo Alemão que juntamente com outros autores compuseram a Sociologia Moderna.

Sua principal obra (já citada acima), fala sobre este tema da dominação.... a qual irei com minhas palavras resumir....

DOMINAÇÃO LEGAL

Trata-se do tipo de dominação tendo como a burocracia com o tipo de dominação. A mesmo é criada , modificada sempre que Houver a necessidade. Seus princípios fundamentais  esta na hierarquia  funcional, onde a administração esta baseada nos documentos como estatutos e regimentos. A obediência é prestada não a pessoa mas sim ao cargo que a mesmo ocupa. 

DOMINAÇÃO TRADICIONAL

Na dominação Tradicional é exercida pela existência de uma fidelidade tradicional. Os governantes ou Senhores são os dominadores e os dominados seus súditos. A obediência se da em virtude do que diz respeito a tradição onde se juga que deva seguir a pessoa sagrada pelo moralidade. Podemos ver este tipo de dominação em ações chamadas patriarcalismo.

DOMINAÇÃO CARISMÁTICA

Esta bem fácil de identificar, pois trata-se da dominação pelo carisma e simpatia que o dominador exerce aos dominados. Este se utiliza das crenças, das profecias e de sua capacidade de alcançar a crença seja religiosa ou ideológica.

Bem, só um resumo simplista e sem aprofundamento sobre o tema... mas que vale a pena ler e refletir em tempos de crises nos poderes e de profundo retrocessos nas lutas sociais aqui no Brasil...


Um Grande abç a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.