Vamos Conversar?

Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de abril de 2017

A Polaridade é Burra!

A quem serve?
A Polaridade não só é burra como está a serviço de algo nefasto que encobre seu rastro na cegueira comodista de uma sociedade minimalista e imediatista.

Quando tomamos lado em tudo, ou quando somos subjugados a estar de um lado, perdemos o que temos de mais valioso e que nos difere dos demais seres vivos da Terra, que é justamente a racionalização.

Não é porque es contra ou a favor de algo que obviamente terás de ser Esquerda ou Direita. Nossa capacidade de ouvir a opinião do outro tem que estar sempre aberto. 

Estar aberto ao dialogo, não quer dizer estar traindo convicções, mas ao contrario, demonstra a tua capacidade de perceber que a verdade é relativa e que sem as devidas ponderações a decisão pode estar equivocada.

Neste momento de Polarização Social, onde ou tu és Esquerda ou Direita, Comunista ou Capitalista,  Coxinha ou Petralha, contra ou a favor, acabam estabelecendo padrões que pouco contribui para a devida solução ou alternativas, e de certa forma contribuindo para um jogo de poder que não te representará.

Esta objetividade subjetiva de que precisamos tomar decisões rápidas e que nos colocam em cheque, serve a um único proposito, que a meu ver é o de ser utilizado como massa de manobra.

Não é porque acredito ou defendo certas posições que tenho que estar sempre em concordância com as demais pessoas que pensam ou defendem coisas parecidas comigo. 

Quando nos colocamos de forma automática de um lado, de um polo, estamos deixando que aqueles que formularam a ideia nos guie mesmo que de forma contraditória por caminhos que podem não ser bem aquilo que pensamos ou defendemos. Por isso, é preciso sempre ter a capacidade de debater, de se posicionar, sem o medo da retaliação. 

Somos sim um aglomerado de conceitos e pré conceitos que precisam ser debatidos, com coração e mente aberta, no intuito de escolhermos pontualmente o que achamos ou pensamos achar certo sobre cada assunto. E mais ainda podemos sim dizer que por falta de conhecimento que não iremo nos posicionar sobre um determinado assunto, sem o medo de ser acusado estar em cima do muro.

Tomar Partido, tem que estar atrelado ao Cidadania... pois, só podemos tomar partido do que conhecemos, do que debatemos e do que fomos capazes de absorver dos debates. E Isso é ser Cidadanista, é a capacidade de questionar e discutir aquilo que acreditamos ser o correto.

Precisamos Questionar.... Precisamos nos apoderar de nosso senso critico e não deixar que uma suposta maioria, grupos de trabalho e convivência, mídias entre outros tomem a decisão de posicionamento... Sempre sabendo que ao invés de dois lados, podem existir um infinidade de lados.

Pois bem, se podemos ter uma infinidade de lado, obviamente que a polarização não é correta e precisa ser combatida, não com a força física, mas no permanente exercício de cidadania, onde o individuo tem livre arbítrio para pensar e criar suas próprias opiniões.

Quando o jogo é a Polarização, pode ter certeza que a mesma esta a serviço de algo ou alguém, que subjuga nossa capacidade de questionar, nos levando como massa de manobra em busca de uma hegemonia que é questionável.... pois a hegemonia tende a ser autoritária, o que vai na contra mão de quem busca uma outra sociedade. 

É comum na Polarização a tática do ataque como melhor defesa, ou seja, ao invés de questionar e debater as ideias e suas deficiências um lado tende atacar o outro acentuamo ainda mais a Polarização e desta forma todos que se atrevem entrar no debate são jogados automaticamente de um lado. Enquanto ficamos defendendo um dos lados, que realmente esta com o jogo na mão pouco se interessam por nossas opiniões, pois como já citei a Polarização serve como massa de manobra, na busca de hegemonia....

Quando quebramos o paradigma da Polarização e queremos relativar as diversas nuances ou viés existentes, somos chamados por quem prega a polarização de filósofos de redes sociais, na tentativa de nos desacreditar de nossa capacidade de termos mesmo que sem citar grandes Autores o nosso direito de ter ideias e penamentos. Pois a cada nova alternativa de ideias criadas, é igualmente o enfraquecimento da Polarização....

Isso não é algo novo, a Polarização vem sendo uma ferramenta a serviço dos dominadores a muitos anos... vide exemplo a guerra fria.... onde ou tu estava de um lado ou de outro... e quem quisesse dialogar com o melhor de um lado abria pretexto para o outro retaliar... os golpes nos anos 60 na America Latina demonstram isso... em nome do combate ao Comunismo liderados pelo Soviéticos, vários atos de tomada de poder se deram em nome da Pátria etc e tal.. As constantes guerras por territórios, em nome da religião e do petróleo no chamado Oriente Médio também mostram exemplos de polarização.

Quem sempre sofre com a Polarização é justamente quem justamente se deixa carregar por estas ações... pode parecer simples, mas se pararmos para pensar, poderemos ver que alguns ganham milhões na existência da Polarização...

Por isso eu fujo da Polarização... e indico a todos que façam o mesmo.... sejam capazes de seguir seus próprios pensamentos... escutem os vários lados do problemas e busquem debater a causa em busca da consequência.... Se permita pensar, questionar e ter posições próprias...

Um Grande Abç
Christian de Souza

2 comentários:

  1. Os links podem ser esclarecedores em determinados momentos. Este é exatamente um recurso valiosíssimo que a internet nos oferece. Sempre que se oportuniza tiro proveito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda não domino plenamente as ações da tecnologia...acho que poderia até explorar melhor isso... Obrigado e conto que seu apoio e compartilhamento...

      Excluir

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.