Vamos Conversar?

Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de junho de 2017

Paisagem - Contradições de um Lugar




UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Instituto de Filosofia, Sociologia e Política
Curso de Licenciatura em Ciências Sociais

 







Descrição de Paisagem para disciplina de Geografia



















CHRISTIAN DE SOUZA











Paisagem
Contradições de um Lugar

Discrição de uma Paisagem pré-escolhida analisando os aspectos Naturais, Humanos e Sociais. O mesmo será apresentada ao Curso de Ciências Sociais, Disciplina de Geografia, Universidade Federal de Pelotas, como tarefa proposta, para avaliação da Disciplina.

Professor: Maria Regina Caetano costa










PELOTAS, junho de 2017

















FICHA CATALOGRÁFICA

Souza, Christian

Paisagem – Contradições de um local – Pelotas, 2017.

Nº de páginas

Orientador: Profª. Maria Regina Caetano Costa.

Trabalho de descrição de Paisagem – Universidade Federal de Pelotas, Instituto de Filosofia, Sociologia e Politica, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais.

1.Paisagem; 2. Contradições; 3. Laranjal

 













1        Introdução

              O presente trabalho tem como objetivo realizar uma analise dos recursos naturais, humanas, sociais de uma paisagem pré-escolhida para ser apresentado a disciplina de Geografia do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal de Pelotas

             Não foi fácil escolher a imagem ou paisagem para este trabalho, já que escolhi fazer referente ao Bairro Laranjal, do qual é palco de varias e belas imagens ou paisagem.

              Mas busquei uma que demonstrasse toda a contradição de um Bairro com imenso potencial de desenvolvimento que tem a seu favor todas as condições geográficas para seu crescimento Econômico, Cultural e Social.

              A Imagem foi extraída da Fan Page SOS Laranjal, a qual me autorizou utiliza-la para este trabalho.





2       IMAGEM




3       DESCRIÇÃO
             
              Na paisagem que aqui irei descrever, o que primeiro nos chama atenção são as suas formas naturais, onde o que predomina é o verde da vegetação e também a quantidade de terra e água.

              O verde da vegetação é proveniente na sua maioria de arvores, muitas nativas que servem sem sombra de duvidas a varias formas de vidas, tais como de insetos, aves entre outros que somente nos aproximando e realizando uma analise mais científica de pesquisa para certificarmos de quais e quantas.

              Podemos perceber também que existe a vegetação rasteira, que poderia servir de pastagem para algum animal. Mas chama atenção as marcas do solo que segundo observado trata-se de marcas de veículos que por motivos que mais adiante iremos abordar.

              Um outro elemento bastante presente na Paisagem escolhida é a água. A mesma toma conta de quase toda a imagem escolhida, ligando de certa forma a vegetação rasteira, as arvores já aqui citadas.

              É possível, também verificar a existência de pedregulhos, que de alguma forma acaba justamente na água ali existente, que nos remete a pensar que os mesmos servem de margens de um pequeno lago, ou sanga.

              Além destes elementos destacados, podemos também perceber que aparece o céu, azul quase acinzentado, mas sem presença de nuvens. E mesmo sendo uma imagem ou paisagem praticamente natural, percebemos que não tem a existência de animais visíveis.

              Em resumo, a imagem ou paisagem nos remete a primeira analise tratar-se de um lugar ao campo, possivelmente uma sanga ou um pequeno arroio. Pois todos os elementos aqui apontados são compatíveis com a descrição de um lugar muito semelhante ao descrito.
             
            Mas existe um detalhe ao fundo da imagem que é a existência de um carro branco. Um carro de passeio que se diferencia das marcas de veículos mais pesados que descrevemos acima. A existência de um carro nesta paisagem, e o entorno do carro começa a nos dá a noção real da verdadeira identidade da paisagem analisada e aqui descrita.

              É justamente por esta verdadeira identidade que podemos perceber a problemática Social da imagem escolhida. Pois a mesma trata-se de uma importante rua do Bairro Laranjal, da qual circula ônibus e muitos outros veículos de moradores, trabalhadores, estudantes e que serve de moradia a dezenas de famílias.

              O Bairro Laranjal é banhado pela laguna conhecida Mundialmente por Lagoa dos Patos, e abriga as chamadas Praias do Laranjal. A Historia da fundação do Bairro se confunde com a historia da cidade de Pelotas.

              As Praias do Laranjal, com seus belos Balneários, recebem durante todo o ano a visita de muitas pessoas, seja para realizar caminhada, mas também como ponto de encontro para tomar um belo chimarrão. No verão, a população do bairro costuma dobrar devida a presença de turistas de varias cidades do Rio Grande do Sul, de outros estados e até de outros países.

              Com sua potencialidade, em gerar emprego e renda, seja no turismo, nos esportes náuticos, ou por seus belos recursos naturais, contrasta com ruas em seu interior iguais a da paisagem selecionada. Pois não pode ser possível um lugar com tamanha potencialidade, ter mais de 90% de suas ruas nestas condições nas estações mais chuvosas. A população sofre com altos impostos, e baixos retornos sociais, tais como saneamento, transporte, saúde, segurança e trafegabilidade.

              A imagem aqui descrita, demonstra todo o descaso que uma localização com tremenda capacidade, com belas imagens que podem ser comprovadas facilmente com um rápido passeio na orla da Laguna, mas que tem em seu interior ruas com estas situações.

REFERÊNCIAS


LARANJAL, SOS Fam page. Junho, 2017 - https://www.facebook.com/soslaranjalRS/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.