Vamos Conversar?

Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de junho de 2017

Educação - Texto apresentado para aula de TPP

Baseado no que conversamos em aula, na disciplina de TPP, tivemos de elaborar uma redação... que compartilho abaixo.







UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
INSTITUTO DE FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E POLÍTICA
DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA
CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS


Uma escola do passado em uma sociedade do futuro

O presente texto tem como objetivo avaliar ainda que de forma superficial o papel da educação, de forma não conceituar de forma final uma visão, mas a reflexão da escola e de seu papel na sociedade contemporânea.

Não é difícil perceber que a Educação sempre serviu a um único propósito, o de preparar a população para o mercado de trabalho. Pois, na lógica de mercado é preciso preparar o cidadão para produzir, para que o mesmo desta forma receba um pequeno soldo para que seja possível adquirir bens produzidos e desta forma quem domina acaba lucrando muito.

Toda reforma realizada na educação, partindo da lógica de mercado, serve para adequar o aprendizado para enfrentar uma nova etapa do modelo tradicional de sociedade.

Aquela visão da escola como um espaço de fomento de intelectos preparados para criar uma sociedade mais critica, não passa de Utopia diante do desmonte e da precarização que é realizada nas escolas.

Se a educação fosse levada a serio, não haveria processo seletivo para ingressarmos na Universidade, pois em uma sociedade que valoriza realmente a educação iria garantir a todos o acesso ao chamado ensino superior.

Mas a demanda produtiva existente atualmente, tem como necessidade a alfabetização e o conhecimento técnico, por isso se investe em propaganda nestas áreas e em programas que incluam crianças, jovens e adultos em projetos de alfabetização e logo após a sua alfabetização, o jogam para o ensino técnico, para que o mesmo se prepare somente para o mercado de trabalho.

O Pior de tudo, é que realmente diante da necessidade de nos estabelecermos acabamos sucumbindo nesta visão nefasta e aceitamos esta condição de eterno servo de um sistema que nos escravizam nos negando a possibilidade de criarmos senso critico e o de estabelecer um debate de igual com aqueles que de alguma forma chegam a poder real.

Podemos achar que a sociedade é nova, mas é a mesma pratica de poder de uns poucos a custa do suor de muitos, e que se utilizam de novas nomenclaturas e reformas educacionais que remontam sempre a mesma lógica de educação, onde as informações são pinceladas para a criação de robôs executores de ordens e submissos por causa de suas necessidades básicas de sobrevivência. 

Christian de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.