Vamos Conversar?

Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de junho de 2015

Curiosidades Sobre Municípios Parte I

Por Aurelio Schmitt

Vamos falar um pouco de municípios, algumas curiosidades no mundo que se basearam no Brasil. A Rússia, desde 2002 segue a regra do Brasil, lá agora todas regiões do enorme país estão divididas em municípios, antes de 2002 só existiam assentamentos Urbanos e assentamentos rurais, o restante das terras era controlado somente pelo governo Federal ou dos Krais, oblasts e Repúblicas autônomas. A partir de 2002 começaram a vigorar os municípios que abrangem desde uma área de 60 km² a um município que possui 171.000 km². 

Até 2010 o Uruguai não possuía municípios, apenas áreas urbanas e rurais, deputados e senadores do Uruguai, vieram ao RS e viram o modelo de Gestão de um município e copiaram, criaram numa tacada só 89 municípios em todos departamentos do País. Em 2014, ainda não contentes os Uruguaios voltaram ao RS para ver como era a gestão dos pequenos municípios, com menos de 3.000 habitantes, gostaram e criaram mais 11 novos municípios. 

A Guatemala tem 336 municípios, mais 30 esperando na fila pela emancipação. 

No chile as então comunas ganharam o nome de "municípios", sendo que lá existem 346 comunas em 345 municípios. A observação de diferença de 346 para 345 é que o município de Cabo de Hornos, bem no extremo Sul do Chile controla a Comuna de Cabo de Hornos e de Antártica Chilena, pois o chile simplesmente "criou" uma comuna dentro do continente gelado, sendo a sede da Comuna bem perto da Base Brasileira Comandante Ferraz, a Famosa "Villa de las Estrellas". A comuna não pode virar município porque tem apenas 130 habitantes e está dentro de uma área disputada entre Reino Unido, Argentina e Chile. Mais uma Curiosidade chilena, Santiago do Chile, tem 6.000.000 de habitantes? Na verdade a cidade de Santiago do Chile é formada por 32 municípios ou comunas, A municipalidade de Santiago em si não chega a 300.000 habitantes. O brasil se tornou referência mundial para a palavra município, pois a maioria dos países se baseia em nossas leis para trocar áreas poe "municípios". fica a curiosidade.