Vamos Conversar?

Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

A LUTA DO SÉCULO!

Todos os noticiários foram taxativos em classificar o confronto entre Floyd Mayweather e Conor McGregor que ocorreu neste ultimo fim de semana como a Luta do Século. Não só por causa do embate que se daria no ringue, mas pelo alto valor gasto e arrecadado neste evento esportivo.

Não sei mensurar a quantidade pessoas que acompanharam esta luta, pois escutei falar da mesma em todo o lugar, entendendo assim que todos ou assistiram a luta ou assim como eu, leram sobre a mesma.

Resultado de imagem para imagens de pobreza extrema
  Kevin Carter, registrada em 93 no Sudão
O que mais me surpreende é denominar duas pessoas que representam todo um aparato econômico especulativo se agredindo como Luta do Século. Enquanto centenas de milhares de crianças nos mais diversos locais do mundo lutam dia a dia para sobreviverem a miséria que receberam de herança. Vitimas de um sistema que visam o enriquecimento de uns poucos as custas da exploração de uma maioria.

Fome, violência, discriminação, são lutas diárias que centenas de refugiados de guerras em nome de Fé, Petróleo, Território entre outras , precisam enfrentar na busca de verem seus filhos crescerem, na tentativa quase utópica de serem livres.

Discriminação de gênero, raça orientação sexual, são lutas intermináveis que uma outra gama de pessoas precisam enfrentar para que possam de alguma forma buscarem sua condição de cidadão.

A Luta do trabalhadores, que vendem barato sua força de trabalho aos Imperialistas, capitalistas, que insistem na teoria da meritocracia e fragmentam cada vez mais nossa sociedade já tão calejada das duras batalhas da vida. Que nos vendem a busca em atacar a consequência ao invés da causa.

Me admira que ainda presenciamos como plebeus da Roma em um Coliseu, gladiadores lutando para nos distrair enquanto a miséria toma conta. Enquanto os Reis fazem o que querem é a população sem entender nada aplaude entusiasmada duas pessoas se agredindo fisicamente.

Não quero que deixes de gostar deste esporte, pois bem sei que ele acaba tirando muitos da miséria. Muitos destes atletas tem origem na pobresa. Mas visualizem a cena: Um ginásio totalmente lotado, os canais de televisão com audiências lá em cima, para ver dois seres humanos, racionais que passaram os últimos dias treinando exaustivamente para bater um na cara do outro. Sem objetivo, sem causa, pelo simples prazer de bater e apanhar, não por honra, mas por dinheiro, entretendo o povo que cegamente tem levado vários cruzados de direita no queixo e nem percebem que foram nocauteados.

Paramos atônicos, comovidos, emocionados com cada golpe desferido no adversário, loucos para ver o sangue escorrer como se a vitória de um deles pudesse libertar alguém do domínio de outro. Desculpe-me, mas me parece de uma incapacidade tal vibração, que confesso já ter compartilhado, que acabo me envergonhar de ser gente. Pois, não pode ser algo considerado normal todo o aparato desprendido para organizar uma luta de dois seres humanos por dinheiro e fama. Não é a toa que é mais fácil colocar uma criança em uma academia de luta que na escola, pois o poder financeiro, o deslumbramento tecido em tais competições relegam a uma total descrença dos jovens de buscarem a intelectualidade para garantir futuro.

Imagina que médicos, policiais, professores talvez trabalhando o ano inteiro salvando vidas, transformando vidas, consigam receber o que este dois e todos em seu entorno ganharam em um soquear a cara do outro.

Não adianta dizer Amem a cada final de oração para fazer uma realidade diferente, precisamos mais do que nunca buscar o entendimento e olharmos ao nosso redor para percebemos onde estão as verdadeiras Lutas dos Séculos.

Christian de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.