Vamos Conversar?

Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Já temos 3 Candidatos em Pelotas

Após a grande maioria dos Partidos com registros aqui em Pelotas terem realizado suas convenções, apenas 3 nomes aparecem para a disputas até o momento.

O PSDB confirmou o nome da atual vice Prefeita Paula Mascarenhas, o PDT que teve uma disputa acirrada acabou apontando o nome do Ex prefeito Anselmo Rodrigues e o PSOL confirmou em uma convenção com muitas pessoas presentes a candidatura de Jurandir e Roberta.

Destes 3, somente o PSOL já tem definido quem será o vice, os demais ainda aguardam por negociações. O PSDB muito embora tenha recebido uns 4 nomes para compor a chapa, deverá confirma a qualquer momento o nome do Idemar Barz do PTB.

Vejam que a maioria dos partidos que realizaram suas convenções Municipais, não conseguem ter uma identidade própria, e decide apoiar uma outra candidatura, mesmo que as questões programática sejam diferentes. Este fato é que remete a sociedade a questionar a existência de tantos partidos, se os mesmos não são capazes de propor uma alternativa ao modelo existente.

Bem, tudo esta se desenhando a termos 6 candidatos a Prefeito em Pelotas. E a grande expectativa esta por conta da convenção do PP, onde o grupo que apoia o Ex prefeito Fetter, que já fora derrotado em reuniões anteriores na questão de lançar candidatura própria poderá ou não modificar esta questão. Fetter teria assinado um documento de apoio a candidatura de Irajá do PMDB e teria o apoio de outros 3 partidos para uma composição PMDB/PP. Mas o que me parece que pelo desenrolar das carruagens, estes outros 3 partidos seriam assim como o caso dos Exs prefeitos, grupos dissidentes e que não teriam forças pra uma alteração destas decisões.

Os outros 3 confirmações são as do Flavio Souza do PT do B, da Miriam Marroni do PT que deverá ter o Matozzo do PCdoB de Vice e o PEN com Marco Marchand.

Se confirmado desta maneira, apenas 3 candidaturas terão o direito de participar de debates asseguradas, pois com a nova lei de 2015, apenas tem este direito os partidos cuja sua bancada na câmara federal seja igual ou maior que 8 representantes. Isso deixaria o Psol por exemplo fora dos debates.

Obs.: O PTdoB, compõe bloco no congresso nacional, que tem 18 membros, mas o partido tem 3 deputados. Desta forma não sei se o mesmo tem ou não direito.

Até o dia 5 de agosto saberemos destas e de outras respostas....

Um abç e boa Semana a todos e todas.

Chris DS