Vamos Conversar?

Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Atletas Olímpicos Refugiados Rio 2016

Fugindo um pouco do tema "Politica", tenho postado aqui assuntos referentes a Olimpíadas 2016, que esta acontecendo aqui no Brasil.

Me chamou a atenção o fato de 10 atletas participarem dos jogos sem defender uma bandeira de uma nação ou de um País.

São chamados de Atletas Refugiados, pois estão vivendo em campos de refugiados desde sua fuga de seus países natal devido a problemas lá existentes.

Originalmente estes atletas pertencem a países como Congo, Sudão do Sul, Etiópia e Síria. Países este que estão participando também dos jogos.

Mas não é a primeira vez na historia que atletas participam em caráter especial. Em 2014 3 atletas Indianos participaram dos jogos Olímpicos de Inverno de forma Independentes, pois o Comité Olímpico da Índia havia sido suspenso e a nova votação ocorreu apos a abertura do jogos daquele ano.

Em 2012 também houveram 4 atletas que participaram de forma independentes.  Três deles po causa da dissolução da Antilhas Neerlandesa, que acabou virano 4 novos paises. Como não havia ainda um comitê os três atletas tiveram autorização para aprticipar de forma independente. Já o quarto atleta era proveniente da recém formada na ocasião, Sudão do Sul (mesmo pais que hoje participa dos jogos ,mas tem atletas entre os refugiados).






Nas Olimpíadas de 2000 4 atletas do Timor-Leste participou de forma independente pois o Pais era também uma separação da Indonésia.










Mas a primeira vês que o Comitê Internacional autorizou a participar atletas Independentes foi nas Olimpíadas de Barcelona que ocorreu em 1992. Minha pesquisa se deu justamente por causa desta, pois lembro bem que na dissolução da antiga União Soviética um aglomerado de Países participaram de forma Independente e fizeram na ocasião uma boa classificação de medalhas.... ou seja.... ganhou em disparada dos EUA. Obteve maior quantidade de ouro e Prata, perdeu no Bronze Mas ganhou no total que somou 112 medalhas.




Lembrava bem desta ocasião, pois já militava no movimento estudantil na época e participava de reuniões com grupos de esquerda que lamentavam a dissolução do URSS, mesmo questionando o Stalinismo, mas comemoravam a vitoria destes aglomerado de países que ainda tinha muito de esquerda em suas organizações esportivas.







O Grande Diferencial deste ano, é justamente o fato de atletas cuja o Pais esta efetivamente participando das Olimpíadas, participarem de forma independente. Nas outras oportunidades os países não apareciam como escritos, somente os atletas que por algum motivo foram autorizados a participar. Neste caso não.... os atletas de certa forma estão concorrendo contra aos seus países de origem por estarem justamente fugidos dos mesmos por causas de guerras etc e tal.





Me agradou muito esta autorização, e digo que a pratica esportiva é uma bela forma de agregar valores e dignidade ao ser humano.

Boa sorte aos Atletas Refugiados. Estejam a onde estiverem.....

Chris DS