Vamos Conversar?

Pesquisar este blog

sábado, 21 de maio de 2016

Laranjal e sua Representação.


O Bairro Laranjal e de longe um bairro diferenciado dos demais de Pelotas. Não é uma visão preconceituosa de planejamento urbano, sim uma constatação geográfica.
Outros Bairros de Pelotas tem suas peculiaridades, no entanto, o Laranjal se diferencia por ter sua origem ligada a Lagoa dos Patos.

O potencial do Laranjal e grande não só do ponto de vista do lazer mas também por ter uma forte vocação turística e produtiva, seja na agricultura como na pesca. Outros atrativos podem ser destacado no campo esportivo, onde podemos sediar várias modalidades esportivas.
Nos primórdios do Bairro, quando o mesmo deixou de ser área colonial e passou a fazer parte da zona Urbana, pensava se que o Laranjal por oferecer naquele momento uma qualidade de vida diferenciada iria se tornar zona nobre de Pelotas.

De fato vários moradores do bairro gozam de um potencial financeiro grande. Mas com o decorrer do tempo, o Laranjal possibilitou a vinda da classe média e hoje já temos zonas periféricas ou mais empobrecidas no seu interior.

 Mesmo com todo o diferencial, o Bairro Laranjal equiparasse aos demais Bairro da Cidade quando observamos as questões estruturais e sociais do mesmo.
Problemas de Saneamento, abastecimento de água, ruas esburacadas, valetas a céu aberto, insegurança, precariedade na educação e saúde nos remete aos mesmos problemas que sofrem os demais bairros.
Diante destes problemas a população que está entre 20 e 30 mil habitantes questionam constantemente as faltas estruturais de nosso Bairro. E neste sentido muito se fala na representação de nosso Bairro.

Uma das coisas que mais indigna a população do Laranjal e justamente saber que uma quantidade de vereadores, Secretários entre outros da  administração Municipal são moradores ou possuem casa aqui no bairro.
E mesmo assim a população não sente se representado. O que é facilmente percebido nas redes sociais. A indignação e tão grande que não é difícil localizar entre os moradores pessoas que defendem a Emancipação do Laranjal.

Mas que representação e essa que os moradores do Laranjal procuram?

Representação e Liderança
Seria um vereador, ou candidato a vereador identificado com o bairro? Seria a criação de uma Associação que conseguiria mobilizar e representar os moradores?
Nas redes sociais vira e mexe alguém fala em formar uma Associação, forte, capaz de representar e mobilizar o Laranjal e seus moradores.
Mas temos hoje à ASCLAR (Associação Comunitária do Laranjal). No entanto o que se percebe e que a mesma não consegue desempenhar está tarefa. Como se houvesse uma barreira entre quem participa de sua diretoria e o restante da população do Bairro.
Neste último período a ASCLAR vem trocando sua diretória. Mas mesmo assim a aglutinação e pequena.

Parece que falta algo que permita deslanchar de vez essa angústia que o povo do Bairro tem que é o de ter uma representação capaz de realizar o embate para as transformações que o Bairro necessita para seu desenvolvimento.
Mas se os moradores querem tanto estar representado, querem tanto uma Associação forte e representativa, porquê então ao invés de pensar em fundar uma outra, não participam desta existente?

Penso as vezes que a população procura um "Salvador da Pátria", um grande líder que iria contentar todas as demandas e resolver os problemas do Laranjal. Mas isso não existe, esta representação que tanto pedimos tem que ser feita por nos mesmo. Precisamos sim criar varias Associações, estarmos filiados e participando do dia á dia das mesmas. Para ai constituir diretorias que possam nos representar, diretorias que não estejam comprometidas com o poder municipal e nem com partidos políticos.

Então a alternativa desta necessidade de ter um representante temos que partir primeiro de nossa participação efetiva na organização do Bairro, pois mesmo sendo muito importante ter um vereador representando o Laranjal, de nada ira adiantar se não tiver base organizacional para atuar.

Resumindo, participação, mobilização e organização são as palavras chave para este impasse.

"Sejamos a mudança que desejamos"

3 comentários:

  1. Todos querem mudanças mais ninguém esta disposto a se comprometer,deixar seus afazeres e comodidades por uma efetiva participação menos ainda sabendo os problemas que poderia vir a enfrentar,sem contar que tem que ter vocação colaborativa e tempo bastante disponível.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo chamado, Chris, realmente tbm acho que estás coberto de razão; não adiantará de nada até elegermos esses que estão aí se candidatando para vereadores e depois largarmos tudo nas mãos deles. Se o povo não pega junto, a coisa não anda! E qto à associação tbm é exatamente o ponto, não deslancha a ASCLAR, o povo não participa e depois só batem boca reclamando de tudo. Querem exemplo melhor do que o descaso com nosso lixo? Cada um faz o terreno baldio do seu lado de lixeira e daí qdo entope tudo e estamos alagados, falam da prefeitura... Falta EDUCAÇÂO!! E isso se trás de casa, pelo exemplo, não se aprende nas escolas...

    ResponderExcluir

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.