Vamos Conversar?

Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Cultura do Estupro

 “ao dizer que não estupraria a deputada porque ela não ‘merece’,
o denunciado instigou, com suas palavras,
que um homem pode estuprar uma mulher que escolha 
e que ele entenda ser merecedora do estupro”.
Procuradora Ela Wiecko


Palavras utilizadas pela Procuradora Ela Wiecko, na denuncia ao STF sobre as declarações do Deputado Federal Jair Bolsonaro (PSC), sobre ou contra a Também Deputada Maria do Rosário (PT).

Não vou entrar no mérito da questão e nem tão pouco analisar o processo, pois não me cabe esta tarefa. Tão pouco pretendo realizar a defesa da Deputada. 

Conforme descrevo em Cultura do Estupro Violência de Genero, a questão não precisa ser consumado para que haja a Violência. O simples fato de se pensar que poderia se assim o quisessem já configura uma agressão.

Pensar que poderia se assim quisesse, é quase a mesma coisa que ir ao açougue.... Chegamos lá, observamos todas aquelas carnes expostas, e escolhemos aquela que queremos comer.

Temos que mudar estes conceitos, entender que uma coisa é se sentir atraído por outra pessoa sexualmente, e outra coisa e achar que pode pegar sem o devido consentimento.

Mas o que mais incomoda mesmo, é ler nos sites de noticias a quantidade de pessoas que estão defendendo o denunciado e acusando a acusadora. A quantidade de pessoas que comentam nas postagens coisas como "Vamos matar todos os comunas", como se isso fosse resolver a situação calamitosa de nosso Pais. Esta intolerância toda que a sociedade vivencia, me assusta muito... esta vontade que o povo tem de atacar a consequência ao invés da causa é algo que imaginava em minha juventude que não existiria nesta década. O retrocesso é incrível, muito embora os avanços não tenham sido muito significativos.... vejo a hora que iremos colocar novamente os Negros nos troncos, e quem não for Coronel, será vitima das crueldades dos jagunços....

Independente do entendimento dos Juízes no caso do Jair, que irão julgar a culpa ou não do mesmo, podemos e devemos sim usar esta situação para ilustrar o quanto cometemos crimes no dia a dia.... Quanto somos intolerantes e quanto precisamos mudar.

Pois a mudança que queremos deve começar por nos mesmo.

Um abç
Chris DS