Vamos Conversar?

Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Eleiçoes 2016 - Um pouco sobre a Capital dos Gaúchos

Claro que o meu foco é Pelotas e o Laranjal, muito embora não tenho postado sobre o meu Bairro algum tempo.

Mas gostaria de rapidamente falar sobre o que esta acontecendo na Capital de todos os Gaúchos.

https://chris-ds.blogspot.com.br/
Atualmente a nossa Capital vem sendo administrada pelo José Fortunati do PDT, que já havia sido vice prefeito quando estava no PT. Alguns alegam que o mesmo saiu do PT por não ter sido indicado a ser o candidato do PT na ocasião do final do mandato como vice....

Fortunati tem como seus principais partidos na administração de Porto Alegre o PMDB onde tem o vice prefeito Sebastião Mello e o PTB.

O que ocorre é que o PDT ira indicar o Vieira da Cunha, que se desligou da Secretaria de Educação do Estado para tanto. Mas o PMDB lançou a pre candidatura do Sebastião. O PTB que a muito tempo não lança candidatura própria, esta indicando o nome do Dep. Estadual Mauricio Dziedricki.

Ou seja, se confirmar estas tres candidaturas, o atual governo sairia rachado e isso aumentaria ainda mais as chances das oposições. Mas pode ser somente uma forma de fortalecer os nomes e partidos para uma composição tendo o Viera da Cunha na cabeça.

O PT que teve na administração da Capital por 12 anos e que na eleição passada teve como candidata a Deputada Federal Maria do Rosário, havia sinalado por incrível que pareça o apoio a também Deputada Estadual Manoela D´avila do PCdoB, mas a mesma saiu da disputa. Com isso o Partido lança o nome do Raul Pont, que já fora Prefeito de Porto Alegre.

Quem vem se destacando nas pesquisa preliminares apos a saída da Manoela é a Luciana Genro do Psol. A filha do Ex Prefeito e Ex Governador Tarso Genro. A Luciana que havia sido a candidata a Presidência nas Eleições de 2014, onde obteve uma boa votação tenta costurar uma aliança com o Pstu, PCB, mas também com o REDE e com o PPL, que vem ser um racha do PMDB.

A direita também tem seu candidato. O jovem deputado Marcel Hatten do PP, vem se destacando por sua postura ultra conservadora, realizando forte criticas a Esquerda. Mas acredito que o PP coligue com outros Partidos,

Outros candidatos da direita seriam o sempre lembrado Onix Lorenzone do DEM, Nelson Marchezan Jr do PSDB, e até o nome do Ex goleiro do Grêmio Danrlei do PSD aparecem como Pre Candidatos a Prefeitura da Capital.

Caso o REDE não feche com o Psol, o que para mim seria muito contraditório, o nome que poderia concorrer seria o do João Derly.

Bem, seria isso, um pouco de como e quem poderia aparecer para disputar a prefeitura da Capital de todos os Gaúchos.

Abaixo um pequena descrição de quem são os nomes, conforme divulgado no clickRBS.


Danrlei (PSD)O ex-goleiro do Grêmio e deputado federal (segundo mais votado no RS) é cotado pela sigla para concorrer ao cargo. Apesar de o PSD ter lançado a sua pré-candidatura, não está descartado — e é até provável — que o partido desista da ideia.
Luciana Genro (PSOL)Ex-deputada federal, Luciana já se lançou na disputa e concorrerá pela segunda vez ao cargo. Na última, em 2008, ficou em quarto lugar. Aos 45 anos, tentará melhorar a performance, impulsionada pela candidatura à Presidência em 2014.
Marcel van Hattem (PP)O jovem deputado estadual de 30 anos deve ser o candidato do PP, caso o partido não participe de coligação. Adepto de conceitos liberais, Van Hattem costuma envolver-se em polêmicas com políticos da esquerda, sindicatos e movimentos sociais.
Mauricio Dziedricki (PTB)Após 20 anos sem lançar candidato à prefeitura, o PTB deverá ter o deputado estadual e ex-vereador de 36 anos na eleição. Dziedricki foi o vereador mais votado da Capital em 2008 e também já chefiou a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov).
Nelson Marchezan Jr. (PSDB)O deputado federal tucano de 45 anos deverá disputar a sua segunda eleição municipal. Em 2008, teve desempenho modesto, ficando em sexto lugar. Na eleição para a Câmara, obteve quase 120 mil votos.
Onyx Lorenzoni (DEM)O principal líder do DEM no RS está indo para a sua quarta tentativa de conquistar a prefeitura. O deputado federal de 61 anos ficou em terceiro lugar na disputa de 2004 — seu melhor desempenho. Será uma das vozes da direita na campanha.
Raul Pont (PT)O ex-prefeito de 72 anos deixou a aposentadoria para colocar-se à disposição do PT e foi escolhido pré-candidato. Com um forte discurso de oposição à atual gestão, tentará recolocar os petistas no Paço após 12 anos afastados da prefeitura.
Sebastião Melo (PMDB)Atual vice-prefeito da Capital, Melo tentará dar sequência à hegemonia iniciada com a eleição de José Fogaça, em 2004, e mantida por José Fortunati. Natural de Piracanjuba, Goiás, o peemedebista de 55 anos disputará o seu primeiro pleito para o cargo.
Vieira da Cunha (PDT)Atual secretário estadual de Educação, Vieira, 56 anos, está sendo pressionado pelo PDT a concorrer à sucessão de José Fortunati. A tendência é de que aceite. Seria a sua terceira eleição municipal. O melhor desempenho foi em 2004, ficando em quarto lugar.
*Também podem concorrer João Derly (Rede) e Rodrigo Maroni (PR).


No dia 16 de agosto irei aqui no blog colocar quem são os candidatos a Prefeito da capital, e também as coligações.

Um Abç
Chris DS