Vamos Conversar?

Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Em quem votar para Vereador?

Não sou nenhum Cientista Politico, nem tão pouco profundo conhecedor, no entanto gostaria dentro dos meus pensamentos contribuir para o debate sobre em quem devemos votar para vereador.

Com aproximação do período Eleitoral, onde iremos escolher o novos Prefeitos e vereadores que irão administrar nossas Cidades por 4 anos, um pensamento sempre me vem na cabeça. Quem serão os candidatos a Vereador, e quem eu deveria votar?

Para iniciar este debate, precisamos primeiro ter a consciência que o Vereador de uma Cidade é de suma importância. O Vereador é quem ira fiscalizar o poder Executivo, legislar sobre normas e procedimentos, aprovar ou não os orçamentos entre outra series de atividade, umas mais importantes, outra nem tanto.

Vereador é ou deveria ser o elo entre a população e o comando da nossa cidade. Não só como interlocutor de demandas, mas também na proposição de ideias e soluções que possam beneficiar a população e contribuir efetivamente para o desenvolvimento do município.

Por tanto precisamos ter muito cuidado ao escolher quem será o Candidato que merece nossa confiança para nos representar. Pois um voto mau dado, poderá eleger alguém que não supra nossas necessidades e muito menos nos represente de forma efetiva na transformação de nosso Município.

Primeiramente quero lembrar a todos os amigos o que postei sobre a questão do Quociente Eleitoral , onde o teu voto pode estar ajudando a eleger um outro candidato, talvez até um corrupto. Então ao escolher seu candidato esta questão também tem que ser levada em conta na hora de sua escolha.

Votar em um candidato a vereador tem que ser algo realmente levado a serio, e por isso é muito importante que ao escolher o teu candidato, o mesmo realmente represente aquilo que tu pensas ou defenda. Não podes votar por amizade ou na parceria, esta a a premissa primordial para atacar a corrupção. Votar em alguém somente por amizade poderá ser algo que pesará muito no futuro.

Lembre-se: 
Se o candidato que tu escolheu sem critério for alguém que acabou se envolvendo em corrupção, terás tua carga de responsabilidade nesta situação.


Mas em quem devemos votar então?

Como já havia citado anteriormente, o vereador será seu representante. Não um representante individual, mas sim o teu representante coletivo do que tu pensas ou acredita.

Para isso podemos destacar alguns exemplos de candidatos que poderiam receber teu voto

O Defensor de Causas:

São enumeras as causas que existem por ai. A mais evidente hoje é a defesa dos animais, mas existe uma serie de outras tais como Negros, Gênero, LGBT, Ecológicas, entre outras. Então se tu tens envolvimento em uma causa especifica tal como os exemplos, poderás escolher um candidato que venha representar esta causa dentro da Câmara Municipal. Alguém que realmente esteja enjangado na causa.
Muito Cuidada com os Candidatos Causuistas - aqueles que nunca participaram de nada e nas eleições aparecem defendendo tudo que é causa... posso garantir, este não presta....

O Líder Comunitário:

Esse é bem interessante, o líder comunitário é aquele que vive na mesma região que tu moras. Pode ser o Bairro, a  vila ou até mesmo a rua. Este tem por característica esta sempre envolvido nos assuntos pertinentes ao Bairro. Participa de reuniões ou até as organiza, cuida da praça, cobra melhorias e em alguns casos participa da associação do bairro. Todo o Bairro tem os seus, com as mais diversas posições, e são normalmente conhecidos pela maioria dos moradores.
Se tu moras em um bairro, que necessita de representação, e tu te identifica com a postura do líder candidato, este seria um bom nome a ser escolhido.
Mas atenção.... as vezes aparecerão candidatos que se dizem querem representar o bairro, mas nunca participou de nenhuma atividade de fato do bairro. Chega nas vésperas das eleições, participa de alguma campanha de agasalho por exemplo e começa a dizer que quer ser seu representante. Outro cuidado que se deve tomar é com aquele líder que passa boa parte do período criticando as mazelas do bairro, mas chega nas eleições e acabam concorrendo pelo partido que esta na administração.
Outra questão bastante importante é o fato de que muitos destes lideres por estarem em certa evidencia, acabam sendo seduzidos por políticos mais experientes. São cooptados não por sua qualidade, mas para arrebanhar os votos que o mesmo recebera´ajudando a eleger alguém de sua sigla partidária.

O Classista:

Alguns candidatos são representantes de categorias, tais como de trabalhadores de um determinado segmento ou então de empresas etc e tal.
Quem já escutou no noticiário o repórter mencionar a bancada Ruralista? Esta bancada é formada por representantes do agronegócio que estão no legislativo para defenderem os interesses de sua categoria. Assim como existem representantes de centrais sindicais, ou de categorias como de transporte, de bancários, professores, etc e tal.
Se tu pertence a alguma categoria profissional, da qual jugas ser necessário ter um representante na Câmara de Vereadores, poderás escolher alguém que se proponha ou que já faça este trabalho.
Mas lembre sempre de verificar se as ideias que prega este candidato condizem com sua postura, e se representa a tua vontade.

Candidato Ideológico ou de Construção Partidária.

A premissa é que todo o partido devidamente registrado, tenham sua ideologia. Pode ser Liberal, Progressista, Trabalhista, Moralista, Nacionalista, Conservador, Capitalista, Social Democrata, Republicano, Neo Liberal, Socialista, Anarquista, Comunista, etc.... Hoje no Brasil temos 35 partidos registrados, e mais uma gama de outros que ainda que conhecidos, não estão registrado. Só em 2015 3 novos partidos obtiveram registros. Outros partidos estão na busca de alcançar os critérios para seu registro.
Quando digo a premissa seria todos terem sua ideologia, é justamente no que se diz respeito a teoria, pois na pratica são poucos que realmente representam de alguma forma o que representa.
Infelizmente algumas siglas partidárias não passam de mera agremiação para promover uma determinada figura na negociação das composições eleitorais.
Quantas veze ao assistir a um programa de tv de um ou outro partido tu já escutou alguém falando: " Se tu queres ser candidato na próxima eleição, filie se ,,, "? Ou seja, este partido não esta nem ai para questão ideológica.....
Mas tu pode sim escolher um candidato que tu te identifica ideologicamente, cuja o partido te represente no que tu acredita como projeto capaz de realizar o desenvolvimento necessário.


O Oportunista:


Este não merece teu voto..... ele se vale da tua fé, da tua ingenuidade, para se dar bem, concorre por qualquer partido, não tem ideologia, não representa nada nem ninguém, muito embora encha a boca para falar em defesa disso ou aquilo. Sempre negociando com todos os lados....


Na verdade, eu te indico que ao escolher o teu candidato, o mesmo seja teu representante, seja no Bairro, na área de trabalho etc e tal, mas sempre levando em conta qual o partido que o mesmo esta filiado.




Bem, existe outros tipos, mas que no momento não me ocorre neste momento...


Ex.: Aquele líder comunitário, que trabalha pelo bairro de forma exemplar, ira obviamente concorrer por um partido. Por isso é importante que este líder tenha seus posicionamento condicentes com o que tu esperas de um candidato, que o mesmo te represente. Não adianta ele ser um belo líder comunitário, se for concorrer por um partido que não esta nem ai para questões comunitárias, cuja os projetos estão focados para regiões centrais...

A grande dica que dou..... Discuta Politica, leia sobre Politica, escute todos os lados.... pois somente desta forma poderás de fato escolher um candidato serio e capaz de te representar.... e lembre.... a Mudança que desejas, deve começar por você.


Espero que tenha conseguido a te ajudar a escolher o teu candidato neste e nos próximos pleitos, pois como já citei, o vereador tem papel fundamental na politica de nosso município. Por isso a escolha deve ser dotada de muito senso critico.

Se gostou, comente, opine....

Um abraço
Chris DS