Vamos Conversar?

Pesquisar este blog

domingo, 3 de julho de 2016

Panem et Circenses

Pratica que teve inicio na Roma antiga, que se via em meio a crise e para tentar conter o descontentamento dos famintos distribuía trigo em verdadeiras festas.

Esta Pratica deu tão certo que os Imperadores criaram varias arenas onde gladiadores lutavam pela própria sobrevivência e desta forma intertia o povo que se contentava com a sua situação participando destes eventos. Era muito comum nestes eventos serem distribuídos cereais que desta forma mantinham os plebeus vivos e amenizava as criticas ao império.

Até hoje podemos ver estes tipo de pratica, principalmente em vésperas de eleições. Onde o governo o seu representante que postula disputar o pleito participam de eventos grandiosos para desta forma criar a sensação de que esta tudo correndo bem e que estes governantes estão realmente trabalhando em prol do povo.

Claro que a pratica do Pão com Circo se modernizou. Hoje não assistimos Gladiadores lutando até a morte, nem tão pouco animais e outras atrações.

A evolução desta pratica se deu na inauguração de obras,  onde a solenidade se torna mais importante do que a própria obra e sua manutenção futura.

São  mandatos inteiros de inoperância, que ao chegar no ultimo anos começa a  mostrar obras que estão sendo inciada, ou inauguração que sirvam de pretextos para amenizar o descontentamento de sua população.

Neste período até obra de revitalização de praça vira uma grande festa, com fotos, videos, discursos etc e tal... desta forma a população da localidade esquece da valeta, do saneamento, da educação, da iluminação, da saúde, pois a festa de ter uma nova praça se torna algo incrível, e desta forma mesmo não contentando a todos, terão aqueles que dirão: " Pelo menos a praça arrumaram". 

Quanto mais próximo do período que é permitido inaugurar obras, maiores serão as festas.... 

A Inauguração de grandes obras como escolas e postos de saúde, costumam satisfazer bastante a população, pois a carência destes serviços e muito grande. Neste sentido podemos perceber que mesmo que daqui um ou dois anos a escola ou o posto de saúde não tenha professores ou médicos, carteiras ou gazes, o importante será que a obra foi feita, e que foi uma grande festa.... 

Também veremos as chamadas reinauguração... obras que já foram inauguradas e por cauda do tempo, acabaram passando por reformas etc e tal, e estas também quando em vésperas de Eleições, passam a ter eventos festivos, com fotos etc e tal....

Não quer dizer que a obra não seja importante, o problema é qual o papel que ela cumpre em solenidades gigantescas. Também como se dará a continuidade e manutenção desta obra....

Bem, vem chegando mais um pleito, onde teremos de escolher prefeitos e vereadores, e teremos algumas inaugurações.... mesmo que não concorde comigo.... reflita ao ver e ou ouvir sobre Inauguração, e Reinauguração.... Pensem que algumas obras são de obrigação... e lembre sempre de não fazer parte do Pão com Circo.

Um abç
Chris DS