Vamos Conversar?

Pesquisar este blog

sábado, 17 de setembro de 2016

Despolitização nas Eleições.

Vivemos a margens dos debates políticos, quase que um passageiro clandestino em algo que para nos parece um grande esquema para se roubar etc e tal.

O não discutir Politica não te exonera da responsabilidade por todas as mazelas que sofremos no mundo, pois conforme o famoso texto de Bertolt, "o Pior Analfabeto é o analfabeto Politico".

Nas Eleições Municipais podemos perceber claramente a Despolitização. Justamente por causa do grande números de candidatos que são as vezes colocados para concorrer para que o mesmo contribua com o Partido no chamado Quociente Eleitoral.

Politica ao contrario do que diz o senso comum não significa discutir candidato A ou B para integrar um governo.  Politica não é Eleição! Eleição é a consequência do discutir Politica.

imagem da internet
 - Politica, futebol e religião não se discute! Esta premissa esta equivocada. Se pensarmos no ato de discutir como o famoso Bate boca, até se aplica. No entanto Politica deve sim ser debatida em todas as esferas, em todo momento baseado em estudos de programas e projetos que possam efetivamente alterar o panorama da sociedade.

Não existe disputa mais despolitizada do que as Eleições Municipais, pois o grande numero de candidatos a vereador sem o minimo de conhecimento, motivados somente pela oportunidade de ganhar um bom salario etc e tal, é gritante. Mesmo que detenham as mais belas intenções, a falta de conhecimento acabam fazendo dos mesmos meros arrecadadores de votos na legenda.

Quem não conhece um candidato? Acho que todos de alguma forma tem contato com alguém que se candidatou as eleições na disputa por uma cadeira no Legislativo Municipal. Um amigo, um parente, ou colega de trabalho e vizinhos....

Mas estes candidatos estão preparados para assumir a responsabilidade de te representar na câmara de vereadores, fiscalizando o executivo, propondo e votando todo o tipo de projeto para nossas cidades?

Podem ter certeza, que esta despolitização tão inerente na disputa da vereança é um dos primórdios da corrupção. Pois estas candidaturas tendem a não ter sucesso, mas ajuda a eleger um grandão do partido.

Não é incomum alguém votar no fulano por causa de sua proximidade com esta pessoa, o eleitor acaba não levando em conta qual o Partido que o mesmo esta filiado, nem tão pouco a questão programática deste partido e quem seria o candidato a prefeito que este partido esta apoiando.

Podemos perceber que muitos dos candidatos criticam a situação de seu bairro, ou vila,e no intuito de tentar ajudar entram no primeiro partido que se apresenta, sem se dar conta que este Partido esta no governo à pelo menos 4 anos. Desta forma este candidato se torna demagogo, um sujeito que não esta sintonizado com a discussão programática, e pretende ser o representante em uma composição tão responsável pelas mazelas de sua localidade quanto a atual administração.

É claro que tem muitos que não estão desprovidos do conhecimento, mas estes costumam utilizar pessoas até que de certa foma cheias de boas intensões como trampolim para sua consagração.

Este candidato despolitizado costuma se utilizar de seu conhecimento no bairro e vila para pedir voto, dizendo que ira fazer e acontecer sem ao menos saber que o papel do legislador e o de fiscalizar e não de executar.

Sim.... existe vários candidatos que são preparados, e identificados claramente com os seus partidos... a generalização não pode ser feita por causa disso. Geralmente partidos com forte vocação ideológica acabam lançando candidatos mais cientes de seu papel.

A unica maneira de acabarmos com isso é com o voto consciente.... voto programático, voto ideológico, Não se pode votar em alguém porque se conhece ele, temos que votar em quem representa verdadeiramente nossos anseios de uma cidade melhor e um mundo diferente.

Precisamos para de realizar o voto Útil, pois o mesmo se torna o mais inútil de todos....

"- Eu não sei em quem vou votar  para vereador, acho que irei votar no fulano, pois ele é meu parente e ai vou ajudar ele então.."

Quem nunca falou isso? Quem já não escutou isso? Isso é um dos principais fatores para a corrupção.. Precisamos votar em que tem projetos, que seu discurso seja complacente a sua pratica, que seu partido represente o que o mesmo fala ou prega, pois qualquer coisa diferente é o causador deste caos em que vivemos, onde legislativos despreparados votam em projetos sem a minima discussão efetiva com a sociedade que o elegeu.

Mude o País, Discuta Politica... e vote consciente, o voto é a principal arma contra a corrupção.

Um abç
Chris ds



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.