Vamos Conversar?

Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Um mundo de todos para todos!

Em 1992 uma menina de 12 anos calou o mundo na Conferencia Rio 92. Esta menina 20 anos mais tarde em entrevista ao Globo disse:



— Não é só meio ambiente, é nossa forma de viver. Com 12 anos, eu achava que se eu falasse aos grandes líderes, eles poderiam levantar e resolver tudo. Afinal, não eram eles os mais poderosos do mundo? Hoje sei que não, que eles estão subordinados a muitas relações de poder. Quem tem que levantar e começar as mudanças somos nós. Sou eu, é você.



Esta menina se chama Severn Suzuki, nascida no Canadá, realizou um feito histórico ao discursar em frente a vários Lideres Mundiais sobre o futuro de nosso Planeta.

Muito mais do que a questão envolvendo o meio ambiente esta menina, hoje mulher, fala da necessidade de nos mesmo fazermos as mudanças que tanto almejamos.

O pior é que muitos de nós não sabemos ao certo que mudanças são estas que queremos.... somos manipulados por uma pequena parcela que sobrevive de sugar todo nosso esforços em beneficio próprios.

Na mesma entrevista a Severn dá a receita para a mudança. Ela afirma que acredita na organização local como forma de se criar uma massa critica capaz de alterar a forma do desenvolvimento.

Já escrevi em outras postagem principalmente no Face, que a mudança deve começar por nos mesmo. Precisamos absorver conhecimento que nos permita distinguir a causa e a consequência. Precisamos deixar o imediatismo tão na moda nos dias de hoje, e começar a pensar na motivação dos acontecimentos.

Precisamos entender que ouvir e diferente de escutar, que ler é diferente de entender. É necessário uma mudança em nossa cultura do "eu" para a cultura do "nos", para que consigamos compreender que o mundo é muito mais do que simplesmente ganhar dinheiro... pois já dizia o ditado - Dinheiro não traz Felicidade.

Isso não quer dizer que não tenhamos que trabalhar, que não possamos adquirir o conforto que julgamos necessário para nosso prazer. Mas lembre de que nada se leva quando morremos. Muito menos que precisamos fazer qualquer coisa para obter este conforto, até mesmo passar por cima dos outros, esmagando seus sentimentos, suas necessidades, seus sonhos.

A Verdade não é absoluta, pois partimos do pressuposto que a minha verdade reflete a minha experiencia sobre aquilo que já presenciei e com certeza as minhas experiencias são diferentes das experiencias de outras pessoas que por sua vez possuem a sua verdade.

Mas como então podemos buscar a decisão entre a minha verdade e a verdade do outro?

Consenso... esta é a resposta... 

Precisamos ser tolerante a opinião do outro, lembrar que precisamos ouvir e não escutar, e sempre buscar o consenso.... pois a Radicalização é necessária, mas o respeito é algos primordial para quem quer construir um outro mundo.

Consentir não é ser submisso. Consentir é pegar a tua experiencia, juntar com a experiencia do outro e dai formar uma unica ideia, um caminho a ser seguido....

Vamos lembrar que somente com nossa mobilização local, associada ao debate permanente e que poderemos mudar o Mundo.... Pois não somos uma Ilha, e não podemos esperar que um super herói resolva tudo para nós.

Para ter um Mundo de todos para todos, pratique a tolerância, o respeito, e o consenso.... e estude... Pois o autoritarismo, a ignorância, o individualismo, e a intolerância estão demonstrando claramente o resultado que temos nos dias atuais....

Vamos Mudar o Mundo? Vamos Plantar as Sementes de um novo Amanha?

Um abç
Chris DS




Abaixo o vídeo do discurso da Severn Suzuki na Rio 92:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.