Vamos Conversar?

Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Politica X Eleições!

Muitos confundem Politica com Eleições, achando e declarando que são as mesmas coisas e que não gostam de Politica e que são todos ladrões etc etc e tal.

Tal afirmação é a consequência básica de uma sociedade mediática que vem sendo manipulada por aqueles que se utilizam da Politica para causa própria (politicagem). Por tanto, está se criando um senso de que falar de Politica é falar de Candidato ou Partido A ou B. Mas na verdade falar e fazer Politica é muito mais abrangente do que isso.

Nos Dicionários mais antigos esta escrito que Politica é o ato de discutir e decidir.... hoje fala em governo etc e tal.... justamente no intuito da saturação e da separação que querem fazer os que ganham para isso e os que fazem efetivamente Politica.

A Ideia é que estando saturados da Politica acabemos evitando a mesma de forma a favorecer os que se alimentam como sangue sugas das maquinas estatais... Quanto mais nos abstermos do debate, mais facilitara para os que aparelham o estado se perpetuarem no poder.

Do outro lado, precisamos compreender que fazemos Politica o tempo todo. Quando participamos de campanhas de Agasalho estamos fazendo Politica. Quando participamos de qualquer atividade onde envolva comunidade, decisão entre outras, estamos fazendo Politica.

Quando nos calamos diante do que ocorre ao nosso redor, ou então dizemos que odiamos Politica, estamos fazendo Politica.

Vejam o trecho do texto abaixo:


"O pior analfabeto
É o analfabeto político,
Ele não ouve, não fala,
nem participa dos acontecimentos políticos.

Ele não sabe que o custo de vida,
o preço do feijão, do peixe, da farinha,
do aluguel, do sapato e do remédio
dependem das decisões políticas.

..."


(Bertold Brecht)


Eleição não é Politica!

Nosso País, entre outros realizam eleições para escolher seus governantes, e chamamos isso de Democracia. Ou seja, as Eleições são o resultado de um profundo Debate Politico que aponta para este caminho como forma de realizar as gestões de nossos Municípios, Estados e Nação. Outros fazem de formas diferentes.

Eleição é a consequência e não a causa!

Precisamos tomar cada vez mais ciência de que tudo possui uma Causa e uma Consequência. Por tanto, as Eleições nada mais é que a consequência resultante de nossa discussão Politica. Quando conseguirmos compreender que fazemos Politica o tempo todo, e que o resultado de nossas ações são o que realmente importa, talvez, e eu digo talvez, consigamos dar uma cara nova aos que nos representam ou deveriam nos representar.

O que não podemos mais aceitar é que alguns espertos nos utilizem como massas de manobras para suas conquistas pessoais... pois isso é a origem da corrupção e consequentemente das mazelas que sofremos. Nos libertar dos que realizam politicagem é algo tão Politico que deveríamos priorizar em nosso cotidiano.

Compreender também que mais 70% do que recebemos de salario, fruto de nosso trabalho vai em impostos, por tanto quando vamos ao mercado, estamos fazendo Politica. Quando resolvemos fazer uma horta em nossos quintais nem que seja para plantar ervas medicinais (os famosos chás), estamos fazendo Politica. Quando nos reunimos em torno de uma mesa de um bar estamos fazendo Politica.  Na reunião da escola de nossos filhos, quando adotamos e protegemos animais, emfim, tudo politica. Pois fomos feitos para viver em Sociedade, E viver em sociedade, seja comunitária ou familiar é Politica. 

Nossa capacidade de concordar com algo, ou discordar.... é Politica. 

Para concluir.... quero ressaltar que Eleições são consequências da Politica..... E tentar acusar os outros de querer fazer Politica como se isso fosse algo abominável é algo promiscuo, pois trata-se de uma forma baixa de fazer Politica e costumamos chamar de Politicagem...

Um abç
Christian de Souza


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.