Vamos Conversar?

Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de setembro de 2016

ELEIÇÕES E AS REDES SOCIAIS!

Só se fala em Eleições....

Não poderia ser diferente, estamos em ano eleitoral. Na verdade estamos em pleno Período Eleitoral, e o que mais podemos perceber é a grande utilização das chamadas Redes Sociais na Campanha de Candidatos e Partidos.

Este fenômeno já tinha sido percebido nas eleições de 2014, onde calorosos debates a cerca de candidatos a presidência e a governadores, assim como a grande poluição de candidatos a deputados, tomavam conta das redes. Este processo seguiu pós eleições, quando se iniciou todo o debate a cerca do Impeachment da Presidenta Eleita Democraticamente.

Mas este ano de 2016, nestas Eleições Municipais, onde de certa forma o debate se torna mais regional, onde vizinhos discutem o que é ou poderia ser melhor para sua rua, vila, bairro etc e tal, esta atividade de fazer propaganda politica nas redes acentuo-se mais ainda.

Obvio que o Face e outras redes são uma importante ferramenta de divulgação de ideias e posições de forma mais rápida e abrangente, e que este recurso possibilita que um determinado candidato consiga mesmo que ilusoriamente um maior raio de atuação eleitoreira.

Esta ferramenta esta sendo muito usada também por causa das alterações na Legislação Eleitoral, onde se diminuiu o tempo de campanha, e somando à isso temos também o fator da diminuição dos custos com propaganda, onde hoje os candidatos não podem receber dinheiro ou contribuições de Pessoa Jurídica, e suas prestações de conta estão sendo monitoradas o tempo todo.

Mas existe o outro lado. Existe uma parcela considerável da população que não quer usar as "Redes" para debater "Politica", não querem debater nem no mundo real, quanto mais no virtual. E por isso muitos destes indivíduos estão reclamando justamente deste excesso de propaganda que tende a aumentar conforme se aproxima o dia 2 de outubro.

O grande problema é a forma que esta sendo utilizada esta ferramenta. Muitos candidatos estão utilizando por exemplo seus perfis para realizar propaganda, Misturando o pessoal com a campanha, se valendo da possibilidade de sua participação de grupos, ou comunidades (dependendo da rede), o que vem saturando o povo.

O certo seria... (segue minha dica aos candidatos), é que os mesmos criassem Fan Page (no caso do Face), para ai sim postar suas ideias e propostas. Opinar sobre assuntos que achem importantes, criar e divulgar álbum de campanha e eventos de forma organizado e devidamente pautado.
Paginas conseguem te dar uma melhor dimensão de sua popularidade, pois a mesma possui ferramentas para tal.

Uma outra dica que me parece bem interessante são os blogs (sou suspeito), pois as postagens ficam mais organizadas e os conteúdos podem ser facilmente compartilhado.

Claro que se tiveres condições de pagar uma hospedagem, o site seria uma bela opção, com possibilidade de interações etc e tal.

Outra bela opção nas paginas, blogs e sites é que as postagens podem ser programadas. Ou seja, não precisas estar o tempo todo na frente do PC. Podes agendar um determinado dia e hora para que uma determinada postagem seja publicada.


Mas é muito importante que o candidato e ou partido estejam cientes que seu perfil nas redes é sempre pessoal, onde poderás emitir opinião. No entanto paginas, blogs, sites e outras devem ser usada mais "empresarialmente". Em outras palavras, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

Agora a dica mais importante que dou aos candidatos e partidos... vão para rua... andem nas ruas dos bairro e vilas de suas cidades. Deixem de serem preguiçosos e saiam da zona de conforto... pois o mundo fora das Redes Sociais é bem diferente..... E depois que tu te eleger.... utilize a tua pagina, blog e ou site para divulgar teu trabalho e te mantenha nas ruas das vilas e bairros.... Pois o eleitorado já esta cansado do Mais do Mesmo todos os anos...

Uma boa campanha, e espero que este artigo te ajude...

E quem quiser que eu ajude na confecção de paginas do Face... estamos ai....

Chris DS